BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Tecnologia E EAD: ABORDAGENS E CONTRIBUIÇÕES DOS AMBI
(ALMEIDA; Maria Elizabeth Bianconcini de)

Publicidade
A educação está cada vez mais moderna e associada à introdução de novas tecnologias como forma de melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem, assim como acompanhar as necessidades que vêm se apresentando de forma acelerada à sociedade contemporânea.

Dispõe-se de várias produções tecnológicos para uso na educação tanto presencial como à distância, entre as mais novas pode-se citar televisão, vídeos, CD-rom, informática, telemática, correio eletrônico, hupertextos, videodiscos-interativos, multimidia e realidade virtual.

Alguns tipos de tecnologias não eram usadas nas escolas até a segunda metade do século XX, quando vários equipamentos passaram a fazer parte do âmbito escolar. A escola, na verdade conta com uso de vários instrumentos de apoio ao ensino desde sua criação, desde os mais simples aos mais complexos, entre eles podemos listar: lápis, papel, material impresso, rádio, telégrafo, gravador, televisão, vídeo, e as tecnologias da informação e comunicação, que têm se destacado recentemente.
O uso de recursos audiovisuais propicia uma visão mais ampla, pois insere características e percepções que não podem ser tão observadas somente com a leitura ou numa aula expositiva. Mas, a função somente é atingida quando está vinculada a um projeto educacional.O professor deve saber selecionar bem os recursos que irá usar em suas aulas, saber associá-los, para assim obter o máximo de aprendizagem e fixação do que foi apresentado, e ainda promover formas de inserir o que é mostrado no contexto atual, para que o aluno faça suas próprias relações.[Vollrath, B. et al]
O retroprojetor é um dispositivo capaz de projetar imagens de textos (ou fotos) sobre uma tela ou numa parede. Estas imagens são obtidas a partir de objetos impressos em lâminas de plástico transparentes, popularmente conhecidas como transparências. As transparências em geral são obtidas de cópias comuns, feitas em máquinas copiadoras, as mesmas usadas para papel ou feitas a mão com canetas próprias. Quando se opta pelo uso de máquinas copiadoras1, em geral o material é digitado, impresso para só depois ser copiado. As transparências podem ser em preto e branco e coloridas. Dependendo do que o professor vai mostrar, especialmente se for uma imagem ou foto, é interessante que seja colorida para permitir uma maior percepção dos detalhes da imagem, além do que torna a apresentação mais atrativa para o aluno.

O computador e a internet são excelentes recursos tecnológicos, sendo a internet uma rede de computadores poderosíssima e de potencial inimaginável. A internet é o maior centro de acesso público de informações do mundo, sem falar que é potencialmente o maior canal de comunicação on line e of line. Os softwares dispõe de programas como o PowerPoint (Microsoft), Impress (Br office), o Presentatios (Corel) e o Harvard Geografics (Sofware Publising) e outros de forma opcional, todos permitem a elaboração de aulas a partir de lâminas de forma bem mais prática e rápida. Os slides são reproduzidos através do data show ou canhão de projeção, que se conecta ao computador projetando as imagens dos slides num tamanho bem maior permitindo melor visualização, além de proporcionar maior interesse dos expectadores pelo material apresentado, já que o mesmo programa permite a introdução de textos, fotos, imagens, efeitos, vídeos, tabelas e gráficos [Cortéz, M. I.][Vidal, M. E.; Maia, J. E. B.].

Apesar dos muitos discursos sobre a importância de se utilizar recursos audiovisuais em sala de aula, devido ao fato dos alunos estarem em constante busca da internet, do vídeo-game, do DVD, dos jogos em rede quando estão de fora da mesma. O mesmo já vêm ocorrendo com as crianças e jovens que, cada vez mais habituados a um contexto em que a tecnologia computadorizada está em muito presente, resta ao professor se adaptar, para não ficar para trás. A conseqüência disso pode ser uma sala desmotivada e indisciplinada. Devendo o professor usar a tecnologia a seu favor, otimizando o rendiamento do seu trabalho e os resultados.

1. Em 1959 foi criada a 1ª copiadora prla Rochester, agora conhecida por Xerox

Referências Bibliográficas:

1.VIDAL, E. M; MAIA, J. E. B. Introdução à Educação à Distância. Tecnologias na Educação. RDS-Editora. 2010. Fortaleza/Ce, Secretaria de Educação à Distância (SEAD/UECE). p. 27-43. ISBN: 8579997-017-7.

2.Cortéz, M. I. Laboratório de Informática. Construindo Apresentações. RDS-Editora. 1ª Ed. 2009. Fortaleza/Ce, Secretaria de Educação à Distância (SEAD/UECE). p. 51-64.

3.Vollrath, B.; Aldrighi, D.; Schmidt, M. T Recursos audiovisuais em sala de aula . Rev. PEC. 2000/2001 Curitiba. n. 1. p. 5-10.



Resumos Relacionados


- Ensino A DistÂncia - Ead

- O Papel Da EducaÇÃo A DistÂncia Na MatemÁtica Aplicada No Dia A Dia

- “objetos De Aprendizagem E A Relevância Do Material Didático Como Faci

- A Internet Como Ferramenta No Ensino E Aprendizagem

- EducaÇÃo A DistÂncia



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia