Arte Grega
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Ordens arquitetônicas:
Harmonia e proporção, tudo é baseado em números, toda construção é geométrica.O que importa é o exterior. Módulos – equivale ao raio da base da coluna.
Dórico – masculino, racional – Afaia, Partenon (8 x 17 colunas, séc. V, Arquitetos Ictinos e Calicrates. Fídias dirigiu a construção e fez os frisos e as estátuas. 69,54 de comprimento por 30,87 de largura), Templo de Apolo em Corinto, Templo de Posseidon em Pestum. Friso com métopas e triglifos. Fuste com caneluras ou estrias. Capitel – ábaco e eqüino. Entablamento – friso, cornija e arquitrave. Coluna não tem base. Estilóbata é o degrau mais elevado. Frontão triangular.
Jônico – feminino. Atena Nike, Minerva, Erectéion (templo onde as virgens guardavam o fogo). Coluna com base. Friso contínuop e esculpido, arquitrave com três divisões.
Coríntio – folhas de acanto. Templo de Zeus em Corinto, Monumento a Lisícrates.
Planta: pronaos, naos ou cela, opistódomo – simétrico e com peristilo, colunata que cerca o templo.
Cariátides – quando as colunas são substituídas por figuras femininas.
Atlantes – quando são substituídas por figuras masculinas
Escultura:
Arcaico VII e VI a.C.
Estátuas de jovens – Femininas – vestidas – vestais, tecidos com pregas, efeitos plásticos – sorriso lacônico, arcaico. Tamanho natural, com pequena redução, sem movimento. Kores. Masculinas (atletas nus) - Kouros – raça selecionada, ideal, viril
Não aparece o nu feminino
Policromia: encáustica – cera virgem mais pigmento
“Efebo de Crítios” – naturalismo anatômico, rompe com o arcaico
“Moscóforo”
Modelo ideal heróico, aristocrático
“Posseidon do cabo artemísio” – bronze, movimento das extremidades e rigidez do torso
Clássico – V a.C. Péricles
Democracia – modelo humano ideal
Miron – O discóbulo – movimento em potencial
Proporção, harmonia, equilíbrio, ritmo – unidade de composição
Polícleto – “Dorífero” – portador de lanças – cânone de 7 e ½ cabeças para a altura
Diadumeno, amazona de Éfeso
Fídias – divindade, vida. Zeus – 15m, Atenas – 10m. Frisos do Partenon – frente: o nascimento de Atenas. Atrás – luta de Atenas com Posseidon. Externos – procissão das Panatenéias. Internos – sul: combate entre os centauros e os lápidas, oeste: combate entre os atenienses e as amazonas, norte:guerra de Tróia, leste: luta dos deuses e dos gigantes
Praxísteles – quebrou o cânone harmônico para traduzir o nu feminino. “Afrodite de Cnido”. “Hermes e Dionísio”
Lisipo – “O Apoximeno” – fim do frontalismo. Cânone das 8 cabeças. Desequilíbrio, atitudes instáveis. “Afrodite de Cápua”
Helenismo – movimento em ato, barroco, sensualidade, dramaticidade
Vênus de Milus – 2,04m
Vitória de Samotrácia – 2,75m
Torso de Belvedere
O soldado Gálata e sua mulher
Fauno Barberini
Laocoonte
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