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O Simbolismo das Cores
(Umberto Eco)

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A Idade Média acredita que cada coisa no universo tem um significado sobrenatural e que o mundo é como um livro escrito pela mão de Deus. Cada animal tem uma significação moral ou mística, assim como cada pedra e cada erva (e isso é narrado nos bestiários, lapidários e herbários). É costume atribuir valores positivos ou negativos também às cores, embora os estudiosos por vezes se contradigam sobre a significação desta ou daquela cor, por duas razões principais: antes de mais nada, para o simbolismo medieval cada coisa pode ter dois significados opostos segundo o contexto em que é vista (assim, o leão pode simbolizar às vezes Cristo, às vezes o Demônio); em segundo lugar, a idade Média durou quase dez séculos. Durante os primeiros séculos o azul-escuro foi considerado, junto com o verde, uma cor de escasso valor, provavelmente porque ainda não se conseguia obter azuis vivos e brilhantes e, portanto, as roupas ou as imagens azuis tinham uma aparência desmaiada e pálida. A partir do século XII o azul torna-se uma cor apreciada: basta pensar no valor místico e no esplendor estético do azul dos vitrais e rosáceas das catedrais, que domina sobre as outras cores e contribui para filtrar uma “luz celestial” Em certos períodos e em certos lugares, o negro é a cor dos reis, em outros é a cor dos cavaleiros misteriosos que ocultam a própria identidade. Nos romances do ciclo do rei Arthur os cavaleiros de cabelos ruivos são vis, traidores e cruéis, mas apenas alguns séculos antes Isidoro de Sevilha dizia que entre os cabelos mais belos estavam os louros e os ruivos. Da mesma forma um colete vermelho exprimia coragem e nobreza, embora o vermelho seja também a cor dos carrascos e das prostitutas. O amarelo é considerado a cor da covardia e é associado às pessoas marginalizadas e rejeitadas, aos loucos, aos muçulmanos e aos judeus; contudo, também é celebrado como a cor do ouro, entendido como o mais solar e precioso dos metais.
Tomás de Aquino recorda que à beleza são necessárias 3 coisas: a proporção, a integridade e a claritas (clareza e luminosidade). Deus é luz, fonte luminosa.
Para manifestar seu poder, os senhores usam ouro, jóias e vestem roupas com cores preciosas como a púrpura.



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