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Arte em Roma
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Os romanos possuíam um espírito positivo, racional, voltados ao poder, ao militarismo, à opulência, mais para o realismo. Realismo + funcionalismo + utilitarismo

Divisão histórica: Realeza – patrícios x plebeus; República – 2 cônsules e o Senado. República dos Cesares: começa a partir da participação dos plebeus no poder. Triunviratos. Otávio funda o Primeiro império e passa a se chamar César Otávio Augusto. Apogeu – século I a. C.

Elementos construtivos: arco pleno – faziam uma armação de madeira e iam colocando pedras em forma de cunha, depois tiravam a armação. Abóbada de berço ou de canhão. Abóbada de aresta. Cúpula com abertura em cima, no centro. Opus quadratus – empilhamento de pedras quadradas; opus reticulatum – empilhamento de pedras pequenas e retangulares; opus caementae – com argamassa.

Arquitetura:
Ordens: dórica – fuste com base, sem caneluras. Jônica – fuste quase sem caneluras, linhas retas entre as volutas. Coríntia – mais comum, folhas de acanto ou de oliveira. Compósita – volutas jônicas se sobrepõem às folhas de acanto coríntias. 2/3 coríntias e 1/3 jônica. Toscana – dórica com linhas mais retas e mais trabalhadas.

Templos: a entrada só era alcançada através de uma escadaria construída diante da fachada principal.
Casa Quadrada (Maison Carré) – 16 a.C. Em Nimes, França. Falso peristilo, colunas adossadas. Paredes cegas da cela são ritmadas com colunas adossadas, sem função essencial de suporte, mas de reforço da parede exterior.
Templo da Fortuna Virilis – Roma. Escadaria dá acesso a um pórtico tetrastilo. A cada um dos lados são adossadas cinco meias colunas
Panteon – reconstrução ordenada por Adriano – 120, 124, 126 d.C. Local onde eram depositados os restos mortais de homens ilustres. Os romanos consagravam esse templo a todos os deuses. Cilindro coberto por uma cúpula plana. Célebre abóbada, esfera. 43,20m altura e diâmetro. Em 609 se tornou uma igreja cristã. Chão e paredes recobertos de mármore. Cinco círculos concêntricos da cúpula decorada com caixotes, que apontam na direção da única abertura, também ela circular. Colunas coríntias.

Basílica – amplo ambiente usado para o comércio e a justiça. Deu origem à basílica cristã. Basílica de Constantino (Maxêncio).Três abóbadas de aresta da nave central completadas por abóbadas de berço. Caixotões de forma ortogonal enfeitam o intradorso das abóbadas.

Anfiteatros: 2 teatros de forma elíptica. O de Nimes é o melhor conservado. Não havia mais a necessidade de apoiar nas encostas ou nas colinas.
Coliseu: iniciado no reinado de Vespasiano e terminado em 82 pelo imperador Diocleciano. 40.000 pessoas sentadas e mais 5.000 de pé. 3 andares de arcadas e mais um quarto andar. Grande número de escadarias e saídas. Arcadas sobrepostas se apóiam sobre pilares disfarçados por colunas adossadas que suportam o entablamento. As colunas e o entablamento formam um retângulo em volta de cada arco. Ordens toscana(dórica), jônica e coríntia.

Arcos: ou portas monumentais. Primeiro em madeira e depois em pedra. Um ou três arcos, cujos pilares decorados com colunas coríntias e compósitas repousam sobre alto pedestal com grupos estatuários ou baixos relevos alusivos às vitórias.
Arco de Tito – 1 porta, Arco de Constantino – 3 portas, perto do Coliseu.

Termas: banho era um ritual. Quentes, frios, mornos, com vestiários, bibliotecas, lojas, jardins e ginásios. Higiene e vida social. Termas de Caracala (séc.III) – sala principal coberta por 3 abóbadas de aresta.
Pontes e Aquedutos: Pont de Gard na França, grandes arcos dos andares inferiores em contraste com os pequenos que transportavam água para Nimes. Aqueduto de Cláudio, com 59 km de campos romanos e levava água para a capital. Segovia e Terragona na Espanha.

Domus – distribuída em torno de um átrio retangular, com um tanque para recolher água das chuvas (impluvium), colocado sob o vão do teto. Ao fundo peristilo, pátio com colunas.
Casa das taipas – em Herculano. Evolução do domus para o tipo de casa de arrendamento plurifamiliar.
Insula – edifícios com numerosos apartamentos, péssimos materiais, 7, 8 andares. Fachadas com muitas janelas. 5 m de altura. Térreo com lojas, oficinas, tabernas. Escadas ígrimes. Óstia.

Pintura:
A maior parte provém das cidades de Pompéia e Herculano, soterradas pelo Vesúvio em 79 d. C. Vila dos mistérios
Incrustação – imita revestimento de mármore, camada de gesso pintada e depois pintura. Painéis com motivos lavrados
Arquitetônico ou mural – imitava a arquitetura, cenários, contraste de cores. Janelas abertas por onde eram vistas paisagens com animais, aves e pessoas. Ou um barrado sobre o qual aparecem figuras de pessoas sentadas ou em pé.
Parede real / ornamental – elementos decorativos, cenas mitológicas, oriental
Flaviano / ilusionismo arquitetônico – falsa perspectiva sob fundo negro ou vermelho, combinando detalhes do terceiro estilo.
Mosaicos – decoração doméstica para paredes e pavimentos. Naturalismo
Encáustica – retratos funerários sobre madeira. Cores dissolvidas em cera, olhos e cabeça grandes.



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