BUSCA

Links Patrocinados

Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

Tigre das neves
(James Ramsey Ullman)

Publicidade
Tenzing nasceu provavelmente em 1914 em Solo Khumba no Nepal, era o décimo primeiro de treze filhos, passou maior parte da infância guardando rebanhos de iaques. Quando ainda criança, exploradores e caçadores ingleses contratavam sherpas como carregadores para exploradores ao Himalaia,, que para os sherpas é o grande Chomolugma que significa “Deusa mãe do mundo”. Naquela época os cearpas conquistaram a reputação de serem os melhores montanheses do mundo.
Quando tinha vinte e um anos, tenzing arranjou seu primeiro emprego como escalador. Em 1935 foi escolhido para acompanhar Eric Shiplon numa expedição ao Everest. Nesta expedição o jovem Sherpa aprendeu muitas coisas novas, bem como a técnica de escalar. Como a altitude não lhe afetava, foi um dos primeiros sherpas que carregou os abastecimentos até 6700 metros, que foi até onde a expedição chegara. Mais ele desejava subir ainda mais pela montanha,   não conseguia pensar em outra coisa.
Houve muitas expedições nos anos seguintes, o jovem sherpa era sempre muito procurado e recebeu o título de tigre.
Em 1952, os suíços planejavam uma nova expedição ao Everest   e o convidaram para ser o chefe oficial dos sherps. Nesta época devido a guerra os comunistas chineses haviam fechado   o Tibet às expedições ocidentais de modo que tiveram de escalar pelo sul, através do Nepal. No dia 22 de abril acamparam na Geleira   de Khumbum, a 5050 metros de altitude, no alto da montanha ficava o passo de Lho La, que os separava do tibet.   À direita ficava uma grande massa de gelo conhecida como catarata gelada, foi ali que os ingleses   haviam tentado e falhado no ano anterior.
A travessia era perigosa mas, os suíços acabaram descobrindo um meio de atravessar. Foram, pois os primeiros homens a entrar no vale ocidental.
Durante três semanas avançaram através do Vele Ocidental. Quando terminou a escalada do desfiladeiro todos os recursos da expedição haviam sido organizados para ajudar os quatro escaladores que deveriam subir acima deste ponto. Depois de passarmos uma noite de extremo desconforte, fomos subindo desde o desfiladeiro, ao longo da íngreme encosta nevada até a base da aresta meridional, e depois pela própria aresta, hora após hora. Atingimosuma altitude de 8605 metros, talvez a mais próxima que o homem já havia, empregaram todos os seus esforços e não foi suficiente, voltaram de onde estavam.
No mesmo ano surge outra oportunidade de escalar o Everest, como tinha prometido aos ingleses escalarem ao Everest em 1953, os suíços decidiram ir logo. Começaram a subir pela catarata gelada, como tinha mudado muito durante o verão tiveram que procurar nova rota. Durante algum tempo tudo correu bem, mas a 760 metros do lugar que atingiram antes encontraram uma temperatura de 34 graus abaixo de zero e ventos de 95 km por hora. Os elementos da natureza venceram de novo, tiveram que voltar por aonde vieram.
No ano de 1953, a história das duas expedições tinham se tornado conhecida no mundo todo. Tenzing recebeu o convite para escalar novamente o monte Everest, desta vez com os ingleses.
Durante as primeiras semanas Tenzing eHillary trabalharam juntos. Em 20 de maio, o grupo avançado estava pronto para iniciar a subida do desfiladeiro propriamente dito. Finamente estavam prontos para iniciar a luta para atingir o cume. A uns trinta metros do cume, chegaram as rochas nuas mais elevadas, Tenzing apanhou duas pedrinha e guardou no bolso para levar de volta ao mundo lá embaixo. Seguiram enfrente e finalmente chegaram a um lugar a onde podiam ver além dos corcovos. Olharam lá embaixo, a encosta sobre o Tibet e a frente deles apenas mais um corcovos.
Um pouco abaixo do cume eles olharam para cima e continuaram a subir lentamente. A primeira coisa que fizeram ao chegar ao cume foi apertar as mãos. Hillary tirou foto de Tenzing e de tudo ao seu redor. Já estavam no cume a aproximadamente uns 15 minutos, já era hora de voltar. O que Tenzing sentiu no momento da descida foi uma grande proximidade de Deus.