BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


O Monge e o Executivo
(James c. Hunter)

Publicidade
A história envolvente do recolhimento estratégico de uma semana em um mosteiro. Lembra a busca constante por um sentido em tudo o que fazemos. Logo no início uma observação sobre a diferença entre gerência e liderança. Gerenciar não é algo que se faça para os outros e sim com recursos, coisas, já liderança se exerce com pessoas.

Liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas e a construção de relacionamentos saudáveis é a base de uma boa liderança.

Pense em alguém que teve ou tem autoridade sobre sua vida, alguém por quem você atravessaria paredes. Liste as qualidades de caráter que esta pessoa possuía ou possui. Você vai se surpreender!

Quando li este livro pela primeira vez tive impressões completamente diferentes das que tive ao reler. O livro é um diálogo e no meio de cada conversa encontra-se conceitos que vão além da sugestão do título do livro.

O que encontrei de mais interessante foi a inversão da pirâmide organizacional de um empresa que coloca a diretoria e os gerentes na ponta, e deixa esta para baixo. Isso nos dá a impressão justamente da questão do servir, pois se o cliente é a base – seja esse cliente externo ou interno – ele está em primeiro lugar.

Outra questão interessante é em relação a disciplina, a mudança de atitude em relação as nossas ações.

Com uma certa freqüência encontro pessoas que dizem: - Mudarei tal coisa em minha vida quando tal situação ocorrer, quando eu tiver tempo vou começar aquele relatório, muitas desculpas estão sempre acompanhando a não realização de determinadas ações.

Uma das tarefas do líder é tentar disciplinar para a realização, e estar sujeito a ouvir desculpas para não fazer tal e tal coisa faz parte da rotina. Veja que interessante o significado desta palavra. Disciplina vem da mesma raiz de discípulo, que significa ensinar ou treinar. O objetivo de qualquer ação disciplinar deve ser corrigir ou mudar o comportamento, treinar a pessoa, e não punir a pessoa.

Para liderar você precisa servir, identificar as necessidades. Um líder é alguém que oferece todas as condições, remove todas as barreiras, cria uma base sólida de relacionamentos e deixa que as pessoas façam suas próprias escolhas.

Ser líder é ter influência sobre o pensamento e comportamento dos outros, devido você ser quem é, pela habilidade que tem ao lidar com as pessoas.

Liderança é uma habilidade, qualidade, apesar de existir aqueles que já nascem com esse dom, e como toda aptidão é possível aprendê-la e adquiri-la com treinamento. Será, com certeza, uma estrada de oportunidades que conduzirão você e as pessoas que liderar ao autoconhecimento, auto-estudo e evolução.

Agora ler o livro é uma escolha toda sua.



Resumos Relacionados


- O Monge E O Executivo

- O Monge E O Executivo

- O Monge E O Executivo

- Monge E O Executivo

- O Monge E O Executivo



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia