Reajuste salarial de até 149 %.
(Estude Sempre.)
Este reajuste votado ontem que chegará à 149 % envolvendo o legislativo e o executivo, de novidade não tem absolutamente nada. Há décadas, eleição após eleição, esta prática ocorre com o aval dos eleitores que continuam elegendo os seus representantes. Elegem por duas razões: ou acreditam ser justo este aumento face às responsabilidades inerentes ao cargo ou votam por ingenuidade, em virtude de acreditarem que mesmo com esta estrutura de privilégios que os políticos usufruem, vale a pena eleger um político "sério e correto", para que o mesmo venha a moralizar este sistema de vantagens que ele próprio se beneficiará.
Este aumento absurdamente alto é indígno e vergonhoso. Pergunto: apontem-me uma categoria profissional que nos últimos anos, face à saudável estabilidade econômica que vivemos, teve um reajuste quiça parecido? Nenhuma! Além do mais o reajuste partiu de uma base já elevada. Por exemplo, os deputados federais ganham16 mil Reais atualmente e passarão a receber 26 mil em 2011, além dos auxílios moradia, "paletó", verbas para cargos de confiança, etc.
A classe política não vive em uma ilha isolada, deste modo os reajustes desta deveriam partir de um certo grau de razoabilidade, de acordo com a realidade do Brasil. Contudo não irei alongar-me neste tipo de consideração pois, como já coloquei no início deste artigo, este tipo de comportamento de nossos representantes políticos já ocorre há décadas e honestamente não vejo perspectivas de mudança a curto prazo. Todavia repito, não é a classe política a principal responsável por esta infâmia, e sim os próprios eleitores.
Talvez só existam dois caminhos para se mudar esta vergonhosa realidade, sem similares em outros países desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento. Um deles por intermédio de ações violentas de protesto, ou através do voto. Particularmente não acredinto na violência como um meio construtivo de se conseguir avanços sociais duradouros e a história está aí que não me deixa mentir. O voto sim seria o meio apropriado, em consonância com o regime democrático que vivemos.
Entretando, não o votar neste ou naquele candidato de acordo com a idoneidade do mesmo. Evidentemente votar em alguém idôneo seria menos ruim. O problema crucial não está na pessoa e sim na estrutura de vantagens e privilégios que estes senhores (as) usufruem há várias legislaturas, e o pior com o aval da grande maioria por meio do voto.
No meu entender e no de outros tantos e felizmente em número crescente, a solução é expressar o nosso repúdio e indignação por meio do voto NULO. Antes de se preocupar em eleger uma pessoa correta e capaz para um cargo público, é necessário demonstrar uma profunda indignação com este estado de coisas. É provável que uma votação nula em grandes proporções, venha a questionar este modelo de democracia que temos, mantenedora de privilégios. Há chances que o repensar deste modelo através do voto nulo venha trazer a um aperfeiçoamento do nosso regime democrático.
Anular o voto está muito longe de ser algum indício de alienação política de minha parte e de outros que comungam do mesmo entendimento, como pensam alguns. Também não tem nada a ver com a defesa do retorno de qualquer regime ditatorial. Tem a ver sim com a revisão deste modelo democrático de privilégios que se perpetua há décadas. Os argumentos a favor do voto nulo são moralmente justificáveis.
Não nos iludamos, enquanto a maioria do eleitorado não demosntrar um claro e inequívoco repúdio a esta situação de privilégios de nossa classe política, em um Brasil ávido por avanços na educação, saúde, moradia, distribuição de renda,..., não há solução possível à médio / longo prazos. Nenhum homem "Santo", o dito político correto e honesto, irá tentar mudar de fato algo que há décadas vem beneficiando uma casta a qual ele pertence, isto é, os propalados representantes do povo.
Por favor tentem ! Anulem o voto nas próximas eleições. Ao contrário do que dizem, muitos dos quais por interesse próprio, anular o voto só irá fortalecer a nossa incipiente democracia. Democracia que está longe de ser sadia com esta estrutura babesca de privilégios para uma classe, que não é movida, infelizmente, pelo indispensável sentimento de patriotismo e justiça social.
Aumentem esta corrente do voto NULO, por um Brasil mais justo e melhor !
Resumos Relacionados
- Voto
- O Estado De Sao Paolo
- Como Seu Voto Influencia No Resultado Da EleiÇÃo
- O Voto Que O Político Malandro Quer..
- PÃo E Circo Os Bastidores Da PolÍtica - Como É O Voto Distrital Em Alguns Paises
|
|