Chapins reais podem reduzir o dano de lagartas em pomares de maçã
(Christel M. M. Mols; Marcel E. Visser)
A contribuição dos animais para o controle biológico em pomares tem sido bastante ignorada até à data. Alguns estudos têm mostrado que as aves podem reduzir o número de pragas, mas os dados são escassos. Consequentemente, o valor prático das aves como agentes de biocontrole permanece obscuro. Este estudo analisou se o chapim real Parus major pode reduzir o número de lagartas e de frutos danificados por lagartas, e aumentar a produtividade biológica, numa experiência num pomar de macieiras com números altos de lagartas.
Os chapins reais são pássaros insectívoros, com preferência por lagartas, especialmente na época de alimentação das crias. O período de reprodução, quando o número de presas capturadas é alto, coincide com o momento em que as lagartas de mariposas de inverno ocorrem em pomares. Estas lagartas são importantes pragas em pomares de maçã. Além disso os chapins reais são conhecidos por reduzir uma elevada percentagem das larvas de mariposa que invernam em pomares. O chapim real é também uma espécie comum que se reproduz facilmente em caixas-ninho e, portanto, a densidade local de chapins reais pode ser aumentada facilmente ao colocar caixas-ninho em pomares. Juntas, essas características sugerem que o chapim real tem o potencial de contribuir para o controle de pragas de lagartas em pomares.
Na primeira experiência deste estudo, foram colocadas redes por cima de árvores em diferentes épocas do ciclo vegetativo, criando diferentes períodos durante os quais os chapins reais tiveram acesso às árvores. Na segunda experiência, as lagartas foram retiradas de árvores em diferentes momentos do ciclo vegetativo.
O efeito dos chapins reais na diminuição dos danos causados pelas lagartas nas maçãs foi pequeno (dano percentual foi reduzido de 13,8% para 11,2%), mas significativo, e o rendimento de frutos aumentou significativamente (4,7-7,8 kg de maçãs por árvore). O único custo para o produtor foi a de erigir caixas-ninho (cerca de 2 por hectare) para incentivar a nidificação de chapins reais no pomar. Dependendo do aumento da população de chapins reais em resposta à densidade de insectos, o seu impacto relativo pode ser maior, especialmente para baixas densidades de insectos, que são típicos de pomares comerciais. Se assim fo
Resumos Relacionados
- Como Combater Insetos Domésticos & Algumas Dicas Para A Agricultura
- Folha De Sao Paolo
- Excentricidades De Alguns Sapatos
- Classificação Dos Direitos Reais
- Amazônia: O Maior Bioma Do Mundo
|
|