BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A Importância da Caminhada pro Sistema Circulatório
(Anderson Theodoro)

Publicidade
Muita gente pensa que deve-se caminhar apenas para eliminar gorduras e excesso de sais minerais do organismo. Porém não é bem assim.
Nossas veias e nossas artérias possuem consistência diferente. As artérias, que levam o sangue do coração pro corpo, possuem estrutura mais rígida, enquanto as veias são mais flexíveis. Se fossem feitas de borracha as artérias seriam como pneus de carro e as veias como bolas de soprar. Isso significa que as artérias comportam menos sangue, porém, com a força do coração, transportam o sangue com mais eficiência. Já as veias comportam mais sangue, mas precisam da compressão dos músculos ou da gravidade para levar o sangue de volta ao coração.
Nossos braços estão na mesma altura do coração, além de que, mesmo as pessoas sedentárias, mexem os braços o tempo todo, fazendo com que as veias dos braços tenham um trabalho relativamente fácil ao levar o sangue de volta ao coração.
Porém, nossas pernas ficam num nível bem abaixo do coração, fazendo com que o sangue fique estagnado até que algo o faça voltar ao coração, este "algo" pode ser a gravidade (colocar as pernas pra cima por alguns minutos) ou a musculatura das pernas comprimindo as paredes das veias, fazendo o sangue retornar.
Se é só colocar a perna pra cima que o sangue volta eu posso substituir uma boa caminhada por colocar a perna pra cima todos os dias?

R: Não. Além de que a caminhada fortalece o coração, regula a pressão, etc..., ainda há o fato de que as veias de suas pernas necessitam que a musculatura das pernas a ajude a comprimir o sangue o tempo todo, não apenas nos dez minutos em que você fica com as pernas pra cima todos os dias.

Comparando-se nossas pernas com o motor de um carro, uma caminhada seria o equivalente a ligar o motor alguns minutos por dia pra que o óleo não seque bloqueando o motor, onde o óleo é nosso sangue e o motor nossas pernas.



Resumos Relacionados


- Artérias, Veias, Circulatórios, Sangue,

- Se Proteja Das Varizes. Saiba Como:

- Varizes

- Sistema Circulatório Do Coração

- O Coração No Sistema Circulatório



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia