Guerra no Rio 
(jornal britânico the guardian)
  
As cenas de guerra nunca antes vistas no Rio ( com a participação dos três ramos das Forças Armadas inclusive ),  ganharam as manchetes dos  grandes jornais internacionais. À guisa de exemplo, o jornal britânico “The Guardian” noticiou que tropas fortemente armadas trocaram tiros com gangues de traficantes no quinto dia de violência na segunda maior cidade do Brasil.
 Mas o que chamou a minha atenção foi a manchete do jornal espanhol “El Mundo”, declarando que em razão da violência na futura sede olímpica, autoridades se uniram no combate aos narcotraficantes do complexo do Alemão.
 Sabe-se que o “Poder Paralelo” por décadas tem ocupado um espaço antes pertencente ao  Estado. De lá para cá, houve pouco ou nenhum empenho das Autoridades para recuperar essas áreas. Entretanto, após a confirmação do Rio como sede das Olimpíadas de 2016,  será mera coincidência esse despertar conjunto das Autoridades para com a violência nas favelas no Rio, após décadas de abandono? É claro que as cifras bilionárias envolvidas num evento desse porte, para muitos já justificariam tal mobilização contra a violência. 
 Porém, se não houver uma política publica que vise suprir a falta de perspectiva de crianças e jovens de territórios recém conquistados, se não houver um investimento pesado nos nossos policiais, que muitas vezes são obrigados a fazer “bicos” para sobreviver, de nada adiantará tanto empenho em mostrar ao mundo que merecemos sediar uma olimpíada.
 E, o mais importante, perderemos a chance de deixar às próximas gerações um legado de paz e segurança, que hoje infelizmente não temos. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Http://grajauagora.blogspot.com/
  
  
- Violência No Rio...
  
  
- A Criminalidade
  
  
- Olimpiadas
  
  
- Violência Na Mídia – O Caso Daniela Peres
  
 
 
 | 
     |