O método PBL
(Antonio Carlos de Castro Toledo Júnior; Cássio da Cunha Ibiapina; Simone Cláudia Facuri Lopes; Ana Cristina Persichini Rodrigues; Sílvia Mamede Studart Soares)
O PBL (Problem Based Learning) é uma metodologia de ensino que centraliza os estudos no aluno e não no professor, sendo assim o aluno sai do papel de receptor passivo e passa a ir em busca de respostas para os problemas expostos a ele . Utiliza um contexto clínico para o aprendizado, treina a habilidade do aluno de trabalhar em grupo e estimula o estudo individual.
História
Essa metodologia surgiu no final da década de 60 nas faculdades de Medicina da Universidade de Macmaster, Canadá e Maastricht na Holanda. No Brasil, algumas faculdades que adotam o PBL são: Universidade Estadual de Londrina - UEL (Londrina/PR); Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA (Marília/SP); Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (São Carlos/SP); Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES (Montes Claros/MG); Escola de Ciências da Saúde - FEPECS (Brasília/DF); Universidade Federal de Roraima - UFRR (Boa Vista/RR); Universidade Federal de Alagoas - UFAL (Macéio/AL); Universidade Federal do Ceará - UFC (Sobral/CE).
Como funciona
Os alunos dão divididos em grupos de 10 a 12 para cada tutor, que se coloca como guia na discussão dos problemas. Essas discussões são as chamadas tutorias, onde um problema é exposto e sete passos são seguidos para a sua resolução:
Sete passos:
1. Leitura do problema e análise dos termos desconhecidos
2. Identificação das palavras-chave
3. Formulação de hipóteses
4. Epícrise
5. Questões de aprendizado
6. Estudo individual
7. Retorno à tutoria para rediscussão do problema
Vantagens
O PBL aumenta o senso de responsabilidade do estudante, pois ele precisa aprender por conta própria. Estimula a leitura, o emprego do raciocínio lógico e a discussão. Incita o estudante a investigar e a resolver problemas. Desenvolve a habilidade de se trabalhar em grupo. Permite o cruzamento de informações de diferentes disciplinas e especialidades. Sem falar que promove o conhecimento de forma mais contextualizada e não apenas o entendimento do fato isolado.
Desvantagens
Os estudantes, de maneira geral, são acomodados e como a cobrança diminui, eles aprendem menos. Recorrem a fontes de pesquisa duvidosas, principalmente às disponíveis na Internet, sem se preocupar com a origem e a qualidade das informações. Enganam os professores, copiando temas de páginas encontradas na rede para apresentar em forma de trabalhos escolares. Sendo assim, o método recebe críticas por ser considerado muito superficial.
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