Dentes, Gengivas e Coração
(Anderson Theodoro)
Muitas pessoas acham que a única relação que há entre a boca e o coração está na alimentação. Se comemos muita gordura, muito sal, muito açúcar ou mesmo se estamos ingerindo a quantidade mínima de nutrientes todos os dias.
Bem, a alimentação é o principal fator que auxilia ou destrói o coração mas não é o único fator.
Qualquer inflamação no corpo torna o sangue mais denso, pois nosso organismo tenta combater a inflamação e uma das formas de combate que ele utiliza é aumentando a densidade e viscosidade do sangue.
Um sangue mais denso e viscoso exige mais do coração, aumentando a pressão sanguínea e danificando as artérias mais próximas do coração.
A sua boca pode estar inflamada e você nem saber. Um bom jeito de testar é passando o fio dental e observando se há sangramento. Se houver sangramento é sinal de gengivite que, em geral, pode ser tratada com utilização diária de fio dental e assepsia bucal constante (escovação, bochecho com produtos bucais) e, caso não se cure após um mês de tratamento, é aconselhável que você procure seu odontologista (dentista).
Quando o indivíduo não tem cuidado com a boca nem com os dentes e possui cáries não tratadas e sangramentos gengivares por qualquer motivo é sinal de alerta. Além do aumento da densidade e viscosidade no sangue, este indivíduo pode estar permitindo a entrada de bactérias para sua circulação sanguínea, o que pode inflamar o coração, principalmente se houver alguma predisposição para tal inflamação, como prolaxo da válvula mitral, tornando a inflamação fatal.
Portanto, cuide bem de sua higiene bucal ainda que não seja uma pessoa vaidosa. Em nome da sua saúde!
Resumos Relacionados
- Escove Seus Dentes
- A Gravidez Afeta A Saúde Dos Dentes?
- -
- Halitose
- Odontologia – Evitando A Inflamação Da Gengiva
|
|