E O Vento Levou...
(Margaret Mitchell)
Em sintese a história é esta. Scarlett O’Hara a heroína era de certa forma segura acerca de sua sensualidade e sexualidade quando a América do século 19 ditava às mulheres a supressão de seus instintos básicos. A rainha dos corações jovens do condado de Jonesboro inteiro e a queridinha de uma família abastada era totalmente ignorante das misérias da vida.
A menina imatura e egoísta tinha um sonho, estava encantada com a volta do intelectual britânico Ashley Wilkes e queria o nobre como marido.
Mas Ashley estava apaixonado por uma garota de olhar doce, Melanie, de quem ele era empregado. Um desespero louco fez com que Scarlet engolisse seu orgulho e pedisse a Ashley que lhe desse uma chance. Ashley lamentou. Este episódio humilhante da vida de Scarlett foi assistido por um estrangeiro – o capitão Rhett Butler, o herói da história. Rhett ali estava a convite de Ashley, mas sentindo-se incompatível com o resto dos convidados, descansava despercebido num canto da biblioteca. O Capitão foi atraído pela presença de espírito da jovem para alcançar seu objetivo e reconheceu nela sua alma gêmea imediatamente. Mas o coração quebrado da jovem imatura não correspondeu. Para provar seu potencial em conseguir um homem educado, Scarlett casou-se com Charles, o irmão de Melanie. Quando os sulistas começaram a formar o exército rebelde, Charles se juntou a eles. No entanto, ele teve uma morte rápida causada por uma pneumonia deixando Scarlett viúva e grávida. Scarlett foi viver em Atlanta com a odiada Melanie que tinha roubado o homem dos seus sonhos. As duas mulheres viviam em estreita proximidade e tiveram que lutar pela sobrevivência quando a guerra devastou o país.
Os homens capazes foram convocados a aderir as causas do sul. O sábio Ashley se juntou à guerra, plenamente consciente do fato de que o sul estava destinado a perder. Somente o canalha, Rhett Butler, fez dinheiro com a contingência executando um negócio com os Yankees e ficando fabulosamente rico. As plantações não foram trabalhadas e na casa de Scarlett todos estavam à beira da inanição. Vencendo a auto-piedade e a depressão, a antiga beldade tomou conta da situação. Com as mãos nuas, ela cultivou a terra e produziu uma pequena colheita que manteve a família sustentada. Melanie, adoentada, também buscou em seu reservatório de coragem, força para dar-lhe apoio moral. O desastre se instalou quando pesados impostos foram cobrados de Tara - a casa em que viviam. Scarlet precisava de dinheiro e o único homem que o tinha em excesso, era Rhett. Mas ele estava na cadeia. Para cativa-lo, Scarlett fez um vestido aproveitando velhas cortinas e procurou por Rhett na cadeia. Porém, Rhett tinha inteligentemente mantido seu dinheiro fora do alcance dos Yankees em cofres da Europa. Para salvar Tara Scarlett seduziu Frank Kennedy – um velho homem que estava interessado em sua irmã, Suellen. Ela o convenceu a se casar com ela. Tara estava salva. Logo o segundo marido também morre deixando Scarlett livre da escravidão. Com o fim da guerra, Rhett faz uma proposta de casamento a Scarlet. Sendo uma mulher prática, não poderia ignorar o homem rico cuja companhia era divertida. Ela aceitou. E Rhett passou a mima-la com conforto e riquezas. Ele também permitiu à mulher a liberdade de dirigir o seu negócio mantendo sua independência financeira. Mas Scarlett ainda não havia esquecido Ashley, seu amor de infância e juventude. Ela tentou fazer com que Rhett ajudasse Ashley a sobreviver em um mundo competitivo. Rhett o tipico americano moderno tinha profundo respeito pelo casal, Ashley e Melanie, e ajudou-os sem ferir sensibilidades. Mas ele também se sentiu ignorado por causa da obsessão de Scarlett por Ashley. Rhett transfere todo seu amor não correspondido para Bonnie, sua filha de olhos azuis. Para evitar ter outro filho dormiam em um quartos separados. Humilhado Rhett em uma noite de desespero a agrediu e com isso liberou nela a mulher que inconscientemente queria render-se a um espírito mais forte. Bonnie morre em um acidente.
Rhett, fica extremamente abalado, mas Scarlett estava muito ocupada na hora da noticia. Melanie morre durante o parto. Ashley sente-se perdido e fica sob os cuidados de Scarlett. Ela deu-lhe apoio emocional, mas sentiu pena do homem doente e percebeu que nunca foi apaixonada por aquele fraco. A eterna adolescente finalmente crescera e enfim reconheceu o seu verdadeiro amor, mas o herói já havia partido. Mas a lutadora não desistiu, voltou à Tara, sua raiz, para se preparar para uma nova batalha que iria começar amanhã.
A história teve como pano de fundo a grande guerra civil americana . Os dois lados da história corriam em paralelo, belamente entrelaçados. No plano de fundo apresentou a resistência dos Sulistas, que viveram no século 19 idéias reais de crescimento à maturidade de uma posição igual para a Humanidade. Em paralelo mostrou a viagem interior da menina imatura para aceitar a sua própria pessoa e às realidades da vida. Ambas as lutas foram dolorosas e prolongadas – durando o período inteiro da sangrenta guerra civil.
E o vento levou é a história de um tempo quando a galanteria era a virtude máxima dos homens e as mulheres precisavam de uma escolta para cortejar um homem
Resumos Relacionados
- Gone With The Wind
- Encyclopaedia Brittanica
- Gone With The Wind
- Gone With The Wind
- Gone With The Wind`
|
|