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Ensinar aprendendo
(Içami Tiba)

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A educação entrou em crise devido a forma como é dado o ensino: professores ensinando e alunos aprendendo. Os alunos são tratados como se fossem todos seres iguais, quando na verdade são indivíduos que têm características próprias. Em virtude disso ocorrem o desinteresse dos alunos e a desmotivação dos professores.
O professor não é o único detentor do saber, mas com a modernidade muitos se sentem intimidados quando na verdade deveriam aprender a aprender.
Segundo Içami Tiba aprender é como comer, quanto mais atraente for a aula, mais os alunos desejarão saboreá-la. O professor como o cozinheiro deve preparar a aula se preocupando com a palatabilidade.  Vários fatores podem tornar a aula mais atraente: o humor, a clareza e o objeto que deve ser útil.
A matéria deve ser apresentada de forma convidativa, além disso  deve ser levado em conta que alguns alunos sentem dificuldade e outros facilidade em aprender. Por isso, o professor deve explicar a matéria de forma mais fácil possível para que todos aprendam.
O aluno quando está na ingenuidade não sente falta daquilo que desconhece, portanto é imprecindível proporcionar-lhe "a descoberta", pois quando o indivíduo percebe que não sabe procura aprender. Assim ao se interessar pelo aprendizado adquire sabedoria.
Outros, porém se acomodam com o que sabem ou acham que já sabem tudo e assim limitam seu crescimento. A verdade é que falta estímulo para os alunos aprenderem porque são obrigados a aprender sem ter dúvidas. O professor, muitas vezes não sabe estimular a curiosidade do aluno.
Há na escola dois tipos de profissionais: os mestres e os professores. Os mestres transmitem, dividem a sabedoria e despertam o desejo de aprender. O professor impõe o aprendizado e cobra a matéria. Para ser um mestre é preciso entender o aluno, conhecer o ambiente em que se trabalha, sentir-se bem consigo mesmo, ser uma pessoa receptiva e ser capaz de atingir objetivos.
Outro fator negativo no ensino é a adolescência, difícil período que os jovens passam, pois deixa-se de ser criança para entrar no mundo adulto. Eles passam por mudanças físicas, cognitivas e afetivas; isso gera atitudes diferentes entre meninos e meninas: a rebeldia, o sentimento de impotência, a insegurança, sentimento de onipotência, etc. O professor precisa cohecer e compreender essa fase.
Alguns professores, ao contrário agem como  "estupradores mentais" simplesmente impõe o conhecimento sem se preocupar se os alunos estão preparados para recebê-lo. O professor precisa ceder espaço para o aluno expor suas dúvidas e ideias, ou seja, inverter papéis.
Conforme o autor há onze tipos de alunos: 1- o esponja: absorve tudo, mas não aprende; 2- o peneira: seleciona o que aproveitará da matéria; 3- o funil: anota tudo para repassar em casa; 4- o salteado: aposta na sorte, estuda qualquer coisa porque não sabe o que vai cair na prova; 5- o sorteado: acredita que vai cair algo na prova e só estuda aquilo; 6- o última-horista: só estuda em cima da hora; 7- o ausente de corpo-presente: faz outras coisas na aula; 8- o sintonia fina: capta qualquer coisa que não tenha haver com a aula; 9- o autodidata: apesar de não prestar atenção é capaz de aprender por conta própria; 10- o chupim: o aluno que cola  e só assina o nome nos trabalhos; 11- o abelha: é o aluno que estuda rigorosamente.
Há também onze tipos de professores: 1- um aluno faz a média: se um aluno tirar nota já basta; 2- super exigente: só começa a aula quando houver silêncio total; 3- estuprador mental: entra, explica a matéria e não dá espaço para o aluno; 4- o carrasco: exige mais do que ensinou; 5- o tanto faz: não se importa se houve aprendizado ou não; 6- o crânio: conhece a disciplina, mas tem dificuldade para se comunicar; 7- o vítima: não consegue se impor, é "zoado pela classe"; 8- o sedutor/seduzido: favorece e privilegia determinados alunos; 9- o crédulo: compreensivo, acredita em tudo que o aluno diz; 10- o super atual: abusa de novidades e assim desperta o interesse na classe; 11- o menção honrosa: é o professor ético, competente, relacionável e atualizado e que desperta no aluno o desejo de aprender.
Conclui-se que, o professor só é capaz de despertar o interesse do aluno quando ele o respeita e ao mesmo tempo que ensina, também aprende e que há vários fatores que interferem na aprendizagem, pois o aluno só aprende porque gosta, é pitoresco, é bizarro, é engraçado, é musical, é matemático, é colorido, odeia, repete ou faz analogias.



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