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Um olhar sobre a nossa Profissionalidade
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            O clima de competitividade a todo o custo e a qualquer preço vivido cada vez mais intensamente pela sociedade globalizada em que nos inserimos, tem produzido um acentuar de diferenças entre pessoas e grupos sociais.
            É disso exemplo a diversidade de oposições que identificamos com uma facilidade crescente: ricos e pobres; empregados/as e desempregados/as; pessoas “multicompetentes” e pessoas com competências limitadas; grupos socialmente dominantes e socialmente não dominantes;
comunidades desenvolvidas (no litoral) e por desenvolver ou mesmo em declínio
(no interior).

            Neste prisma, o acentuar das desigualdades tem consequências negativas que começam já a ser evidentes, inclusive para as próprias empresas, de que são exemplo, as limitações ao seu desenvolvimento motivadas por escassez de competências profissionais adequadas e até por
redução dos mercados.

            No quadro da cidadania empresarial, que apela à responsabilidade social das
organizações, não deve, também, ser esquecida a óptica da responsabilização dos
trabalhadores/as, enquanto cidadãos/ãs dentro da empresa. 
  
  Actividade:
            Neste âmbito, está em causa a necessidade crescente de consciencialização, por parte
dos/as trabalhadores/as, de, por exemplo: desenvolvimento de uma maior
consciência profissional e do papel que desempenham na empresa; compreensão e
defesa da missão da organização em que trabalham; reconhecimento da importância
da transmissão do kwow-how adquirido ao longo dos anos como um recurso
fundamental no seio das organizações para troca eficaz de experiências,
confronto de práticas e melhoria de soluções.

            Assim, solicitamos que reflicta acerca desta crescente necessidade de consciencialização
da responsabilização dos trabalhadores/as, e que reflicta criticamente acerca da sua consciência profissional e do papel que desempenha no local de trabalho.
            . Consciência dos deveres, normas morais e profissionais que tem com a instituição para a qual trabalha.

            .Expressar o seu sentido de pertença e de lealdade para com o colectivo profissional (Defesa da missão da organização em que trabalha).

            . Actuar de uma forma concertante,  articulando a responsabilidade pessoal com a responsabilidade profissional.

            . Evidenciar atitudes de abertura e de cooperação com o colectivo profissional.

            . Reflectir se participa em processos de negociação com assertividade (com correcção, qualidade e ética).

            . Reconhecimento da importância da transmissão do kwow-how adquirido ao longo dos anos como um recurso fundamental no seio da organização para troca eficaz de experiências, confronto de práticas e melhoria de soluções;

            . Capacidade de adaptação à mudança e
de utilização dos meios ao seu alcance para o desenvolvimento das suas próprias
competências;

            . Identificação de problemas e soluções
no âmbito da empresa/organização onde trabalha, bem como dos planos de acção
daí decorrentes;

            . Reflectir como faz valer a sua criatividade, processos de trabalho, e como a utiliza, e a que níveis, no auxílio, socorro e colaboração na sua actividade profissional.

            . Propiciar experiências de trabalho de inserção ou de desenvolvimento de competências a pessoas da empresa que se encontrem em risco de desemprego ou de exclusão social (ex-reclusos,
ex-toxicodependentes), pessoas portadoras de deficiência ou pertencentes a diferentes etnias.



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