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O QUE É A RELIGIÃO?
(Charles Taliaferro)

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“Não é fácil encontrar uma definição precisa, aceite universalmente de
religião. Isto deve?se às grandes diferenças entre as tradições que comummente
são categorizadas como religiões. Nos nossos dias, muitos filósofos da religião
[…] em vez de avançarem logo como uma definição restrita sobre o que consiste
uma religião, preferem as vantagens em demarcar o que se entende por “religião”
simplesmente apelando para muitos exemplos que a maioria das pessoas reconhece
como sendo religiosos. […] Deste modo, uma caracterização habitual é a
seguinte: Religiões incluem o Judaísmo, o
Cristianismo, o Islão, o Hinduísmo e o Budismo e as tradições que se assemelham a uma ou a mais do que a uma [destas
grandes tradições]. Através desta definição, Confucionismo, Daoísmo, Bahaísmo,
Sikhismo, Zoroastrismo, espiritualidade aborígene e muitas outras tradições são
facilmente vistas como religiosas. Esta caracterização da religião pode ser
designada como uma definição por exemplo,
embora em termos mais técnicos possa ser referida como uma definição por casos paradigmáticos. […] É bom ter consciência das
suas limitações [desta definição]. […] Pois esta definição por exemplo não aprofunda o que faz estas tradições serem
religiões. O mesmo problema aconteceria se alguém definisse “religião” em
termos da sua raiz latina. O termo religio
significa “ligar”e ao sobressair?se isso visa?se sublinhar a noção de que a
religião unifica as pessoas ou delimita a identidade de cada pessoa. Mas não
nos dá mais nada. Presumivelmente, nem tudo
o que unifica as pessoas ou que define a identidade de uma pessoa é religioso. […]
Eis três propostas de definição da religião e algumas das suas
dificuldades.

“Religião” pode ser definida em termos de crença ou de veneração de Deus ou
deuses. Mas tal definição tem a consequência indesejável de classificar versões
ateias do Budismo como não?religiosas.

Alternativamente, “religião” pode ser definida em termos de reverência ou de
temor, a um tal ponto que ser religioso é ter reverência e temor perante algo
que se acredita ser sagrado. Mas isto interditaria a consideração de religiosos
todos aqueles membros do mundo religioso que tratam a sua relação com o sagrado
segundo o interesse próprio, mais do que em termos de temor ou reverência.
Algumas religiões primitivas são descritas como não possuindo o temor e a
reverência que caracterizam tipicamente a “veneração” e que poderiam ser também
excluídos por este tipo de definição. Teríamos também de classificar como
religiosos estes grupos que tratam a natureza, a sua nação, ou ainda os seus
egos como sagrados e merecedores de temor e reverência. […]

Na obra Reason and Religious Belief:
An Introductionto the Philosophy of Religion, é?nos proposta como definição
de trabalho o seguinte: “A Religião é constituída por um conjunto de crenças,
acções e emoções, ambas pessoais ou colectivas, organizadas em torno do
conceito de uma Realidade Última” (Petterson et al., 1991, p.4). Esta definição
parece ser satisfeita pelas formas tradicionais das cinco religiões mundiais
esboçadas em cima, mas se é apresentada como uma condição suficiente sobre o
que é a “religião”, torna?se arriscado. Por exemplo, pode?se argumentar que também
a grande maioria da comunidade científica possui um conjunto de crenças, acções
e emoções – sejam estas o amor da descoberta, da verdade e da investigação, o
desejo de fazer certas predições, assim como outras ­ - centradas em volta do
conceito de uma realidade última (o cosmos). Mas só por isso seria um exagero
considerar a comunidade científica como uma religião. Poder?se?ia tentar evitar
classificar a comunidade científica como uma religião precisando o conceito de
“Realidade Última” de modo a que se referisse a algo para lá do mundo físico. Os
cientistas centrar?se-iam no mundo físico, enquanto os crentes religiosos no
que é não?físico. Contudo, isto teria a consequência indesejada de excluir
muitas versões de politeísmo, o Mormonismo (o nome popular para o movimento
cristão do século dezanove, a “igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias Santos”)
e outras religiões que constroem o divino em termos físicos.”



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