Humanos como "isca" para acabar com a dengue
(Silvano Ferraz)
Esse negócio de dengue é meio chato, os governos gastam milhões com isso e todo ano é a mesma coisa. Para uma melhor compreensão do problema vejamos:
Pensando como caçador ...
Você já sabe onde sua presa está (dentro de sua casa).
Você já sabe o que ela gosta de comer (sangue humano).
Você já sabe como ela se reproduz (água limpa parada).
. . . então não fica difícil caçá-la! ou eliminá-la.
Vou dar um exemplo que criador de canários experiente sabe muito bem. As criações são seriamente atacadas por piolhos. Uma solução eficaz é o controle dos piolhos com a invermectima (um composto líquido principalmente usado em mamíferos de pequeno e grande porte para controle de parasitas internos e externos). A aplicação é bem simples, aplicada na pele do bicho, que dessa forma se transforma ele próprio numa isca, a substância vai para a corrente sangüinea , e fica ativa por um certo período. o piolho morde os canários para sugar o sangue, fica em contato com o veneno e tem seu sistema nervoso atacado, fica paralisado e morre. Ela é eficaz para vermes internos e externos de aves e mamíferos (carrapatos, vermes de sacos aéreos, etc). Esse medicamento foi descoberto através de investimento em pesquisas da iniciativa privada e é largamente usado no controle de infestações de parasitas nas criações de animais em geral.
Isso precisava ser descoberto ... foram feitos investimentos em pesquisas e apareceu a solução, visto que se gastava fortunas no combate corpo a corpo com esses parasitas.
Outro exemplo que irá ilustrar bem o caso . . . existe um controle de infestação por cupins que se baseia no fornecimento de uma isca que é monitorada pelos técnicos próximos de possíveis focos de infestação dos bichos ... quando é identificado um ataque a isca, ela é trocada por outra que contém um veneno que quando o bicho come, ele não morre imediatamente, ele se lambuza do veneno e vai para a sua toca "ninho" e se lambem, dessa forma contaminando a todos os indivíduos, inclusive a rainha. Esse veneno age diretamente na formação do hexo-esqueleto do cupim, tornando sua carapaça dura, impedindo sua locomoção, assim eliminando todo a família. Mais uma vez investimento foram feitos e descoberto a solução para um problema que literalmente "devoravam" as casas da Europa e Americanas.
No caso da dengue ... é bem diferente ... parece que não se tem interessados em ver uma solução eficaz. Precisamos de um projeto que viabilize estudos e pesquisas num sentido de achar uma saída para o problema e não de paliativos insanos como a estratégia governamental atualmente empregada. Combater esses mosquitos com um exército de funcionários é algo dispendioso e ineficaz.
Temos que pensar como caçadores e usar a tecnologia para acabar de uma vez com esse mal. Com a palavra os senhores pesquisadores e cientistas . Vamos viabilizar a invermectima para seres humanos, ou algo que usando essa estratégia permita um controle efetivo e eficaz dos mosquitos, assim quando os mosquitos nos morderem estarão ferrados.
Silvano Pereira Ferraz
Resumos Relacionados
- Como Acabar Com Piolhos E Lêndeas
- Parasitas Externos
- O Sangue é Doce?
- O Melhor Tempo De Combate à Dengue
- Hemorróidas
|
|