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Logística E SEUS CONCEITOS
(Eraldo Bivar Mollulo Junior)

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Leite (2003) afirma que a palavra “logística” tem origem no verbo alojar (de origem francesa), e que foi utilizada com freqüência na era militar. O autor a conceitua ainda como a arte de transportar, abastecer e alojar. Tornando o termo mais amplo na área administrativa, nos tempos atuais, pode-se traduzir como a proposta de gerenciar informações e fluxos de materiais e produtos, da fabrica ao usuário.
 
O mesmo autor define que a logística é o processo de planejar, executar as atividades, implementar e controlar o fluxo de produtos da origem ao ponto de consumo, de maneira eficiente e atendendo às necessidades dos clientes. Assim entende-se que a logística deve conciliar os desejos e necessidades de consumidores, com o menor custo possível em prazo adequado, até mesmo superando expectativas e interesses de fornecedores e consumidores.
 
A logística integra um processo cujos componentes são desde as informações para a fabricação ou agregação de valores de produtos e serviços, até suas embalagens, armazenamento, transporte, estoque e manuseio de materiais. Essas variáveis são de extrema importância, pois afetam diretamente a eficiência dos suprimentos e as formas de distribuição industrial. Esse fluxo engloba desde a matéria-prima, produtos em processos, produtos acabados e as informações de todas essas áreas (BALLOU apud LEANDRO, 2006, p.19).
 
Em meio às informações diretivas, observa-se ainda que a logística e suas operações nunca desempenharam papel tão importante nas organizações, uma vez que atualmente, toda a cadeia produtiva depende do processo logístico, seja interno ou externo. Com possibilidades de alterar as expectativas dos clientes, podem mesmo chegar a superá-las com um bom planejamento, ou ainda na alteração da localização geográfica, continuamente podem transformar a própria natureza dos mercados, fatos que, por sua vez, podem gerar restrições que alteram o fluxo de mercadorias dentro das empresas. Assim, se traduz como fundamental a análise do fluxo de informações gerenciais do processo logístico, pois a partir deste, a empresa poderá definir seus rumos.
 
Com esse pressuposto e seguindo os pensamentos de Ballou (1993), pode-se dizer que a logística empresarial procura dar aos profissionais uma visão geral sobre a administração do fluxo de bens e serviços em organizações orientadas ou não para o lucro.
 
Para Leite (2003), a logística empresarial é uma área de crescente interesse que tem concentrado seu foco de estudo principalmente no exame dos fluxos da cadeia produtiva direta naqueles que vão das matérias-primas primárias ao consumidor final, desenvolvendo-se em mercados com crescente volume de trocas de mercadorias com características e exigências em ambientes de alta concorrência, obrigando as empresas a utilizarem novas e dinâmicas concepções de suas estratégias em todos os setores da organização e em particular nesta área de atividade.



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