BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A TECNOLOGIA: ALIADA NA CAPTAÇÃO DE TALENTOS
(Eraldo Bivar Mollulo Junior)

Publicidade
Com a diminuição de distâncias físicas causada pelo advento da internet, um novo momento surge na estrutura do mercado de trabalho.

Ferramentas tecnológicas são cada vez mais utilizadas na mensuração de resultados, avaliações de desempenho e captação de novos talentos no ambiente das organizações.

O fato interessante é que neste sentido, o ambiente das organizações beneficiadas neste processo é muito grande, engloba desde multinacionais até pequenas empresas, que utilizam métodos informatizados para obter um momento cada vez maior de crescimento junto ao mercado de trabalho.

A Internet constitui uma valiosa ferramenta para as empresas e para os candidatos se aproximarem, embora distantes fisicamente. Os serviços on-line, também abrem as portas de muitas empresas permitindo eliminar etapas da provisão, além do mais, permitem a montagem de bancos de talentos, ao se guardar currículos de candidatos internos e externos. Trata-se da tecnologia da informação a serviço da administração de RH (CHIAVENATO, 2002).
 
Trata-se de um processo de adequação a uma nova cultura organizacional. Pensar o gerenciamento informatizado de processos de RH, cada dia mais, deixa de ser algo futurista e passa a compor as mesas de formulação das estratégias organizacionais de empresas antenadas com o avanço tecnológico e de processos dentro das organizações.

No sentido da comunicação interna, Chiavenato faz as seguintes colocações:

Uma das mais importantes estratégias para gestão de pessoas reside na intensa comunicação e retroação com os funcionários. O sistema de informação proporciona visibilidade adequada para que gerentes de linha e funcionários possam navegar e trabalhar frente a metas e objetivos mutáveis e complexos (CHIAVENATO, 1999).

Ainda segundo Chiavenato, 1999:
 
Como regra geral, os gerentes de linha devem enfatizar a comunicação com os demais membros da organização, não somente de por que a comunicação é um meio primário de conduzir as atividades da organização, mas também porque ela é a ferramenta básica para satisfazer as necessidades humanas dos funcionários (CHIAVENATO, 1999).
 
Ao buscar uma explicação sobre as relações entre práticas de gestão de recursos humanos e os resultados organizacionais, o foco é entender que estabelecer vínculos dessas práticas com um processo de formulação e implementação de estratégias.

Assim, sugerindo que o principal papel das práticas de RH é o de auxiliar no desenvolvimento de consolidação dessas competências.

Neste sentido, a aplicação de sistemas informatizados de gerenciamento de RH tem muito a contribuir no atingimento dessas metas, pois proporciona uma visão mais ampliada da organização como um todo, e dota a gerência de uma infindável quantidade de informações que podem ser analisadas e trabalhadas afim de se alcançar padrões ótimos de produtividade.



Resumos Relacionados


- Políticas E EstratÉgias Atuais: GestÃo De Pessoas

- Qual A Importância De Um Departamento De Recursos Humanos?

- Introduçao Do Relatorio De Psicologia Organizacional

- Como Acompanhar O Desempenho Eficaz Do Planejamento Organizacional

- Gestão De Pessoas E CompetÊncias



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia