Inovação é difícil, na Educação
(Marcelo Freitas)
Inovação é difícil
Faço parte de um grande número de grupos na internet. A grande maioria deles relacionados à educação. Nos últimos dias tenho apreciado o debate entre os participantes de um deles. O grupo é formado na maioria por docentes. E é impressionante como são fechados a qualquer tipo de inovação ou idéia que fuja ao atual "status quo". Um dos participantes sugeriu um novo modelo de financiamento para as escolas, onde o governo liberaria 20% do valor do imposto de renda a pagar para ser aplicados pelas empresas em educação. Pois não é que os demais participantes lavantaram um verdadeiro bloqueio em torno da idéia, que para eles representa a privatização das escolas públicas?
Não entenderam que o modelo proposto é o de gestão privada da escola pública. E pior: os argumentos são totalmente ideológicos e sem nenhuma consistência prática. Numa das publicações da revista VEJA, o prof. dr. Cláudio Moura Castro apresentou um dado que foi amplamente rechaçado pelos professores, que o entenderam como uma opinião pessoal do articulista. A conclusão foi inevitável: como esperar que os alunos compreendam e interpretem um texto se nossos professores são incapazes de fazê-lo?
Durma-se com um barulho desses...
Resumos Relacionados
- Profuncionário
- Sociologia Da Educação
- Políticas Públicas
- Zero Hora
- Diário De Notícias
|
|