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Os Formadores de Opinião na Alimentação Infantil
(Luciene Nascimento de Almeida; José Roberto Ribas; Adilson dos Santos Leandro)

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Questão 1
A norma nacional defende o aleitamento materno. Em 1988 foi aprovada a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes. A Norma estimula e protege o aleitamento materno proibindo a publicidade dos produtos, amostras para as mães, promoção desses produtos nos serviços de saúde entre outros.
A Biogood acabou sofrendo com essa regulamentação, já que é uma empresa privada com interesses em lucros. A restrição de publicidade fez com que a Biogood buscasse novas formas de aumentar suas vendas e conquistar a clientela. Um caminho seguro que garanta o mercado conquistado e amplie as vendas é aumentar a confiança do produto ou da empresa junto à sociedade.
O marketing passa a ter como objetivo criar laços de confiança em torno de sua marca. A estratégia utilizada pela Biogood foi utilizar as autoridades médicas como formadores de opinião entre as mães e os profissionais de saúde. Podem utilizar como estratégia a apresentação dos produtos em material promocional com roupagem atrativa, a doação de amostras, os anúncios nas revistas especializadas, as malas diretas, etc. Outras estratégias de marketing com o objetivo de divulgar a empresa também têm sido muito utilizadas, tais como brindes e presentes variados, a constante colaboração na divulgação de eventos científicos, o patrocínio direto de cursos de atualização, simpósios e congressos, além da contribuição para o sustento de revistas científicas e de publicações que vão de boletins a monografias.

Questão 2
Sim, apesar das mães serem as responsáveis pela compra dos produtos da Biogood, as orientações dos médicos pediatras é de extrema importância. Como o próprio texto diz, as mães confiam mais na opinião médica que nos meios de comunicação.
A partir do momento que a Biogood começa a realizar eventos e distribuir revistas direcionadas para os profissionais da saúde e nutrição estes passam a correr sério risco de perder sua imparcialidade na indicação de um produto. Quando um profissional recebe o apoio de uma empresa que fabrica determinado produto, a tendência é que ele indique esse produto para o cliente. Essa situação é inapropriada, já que os profissionais da saúde são obrigados a ser leal com os interesses dos pacientes, no caso dos pediatras, estes devem ser leais às crianças.

Questão 3
Alguns argumentos corroboram com a operacionalização de estratégia de posicionamento, como o caso dos produtos para lactantes da Biogood, a empresa busca fortalecer a sua marca junto aos profissonais de nutrição e saúde, por isso canalizou seus esforços de CIM na direção desses formadores de opnião. Com isso, a Biogood investe na atualização destes profissionais com o oferta de produtos trimestrais, eventos, guias de produtos pediátricos, e também cursos orientados para pediatria e nutrição. Caracterizando o foco principal na demonstração das vantagens diferenciais dos seus produtos. Existe também a tentativa de estabelecer um vínculo associativo com a marca por meio de um fortalecimento da imagem corporativa. O posicionamento em relação aos concorrentes não fica restrito apenas aos produtores de alimentos infantis. E a diferenciação dos serviços depende diretamente do SAC e representantes de venda, juntamente com os formadores de opnião.

Questão 4
Cabe sim uma discussão ética sobre essa estratégia, pois o estudo de caso expõe uma situação onde o indivíduo se depara em situação com conteúdo ético. O Dr. Alberto questiona por exemplo , a iniciativa da bioogod em patrocinar um curso de atualização aos profissionais de sua classe. Portanto é sua avaliação ética, a luz de seus principio pessoais que dirá se irá participar ou não do curso. Ele também pergunta até que ponto o apoio de uma indústria de leite em pó infantil poderia influenciar o pediatra a indicar determinado produto no complemento ou substituição do aleitamento materno, cabendo aos médicos discernir sobre o que é melhor ou não para a mãe e o filho. É interessante ressaltar também que esse tipo de marketing direcionado aos formadores de opnião é costume comun a vários anos, no Brasil por exemplo, é normal se fazer merchandising nos meios de comunição para se alcançar o público por determinado programa, ou determinado artista. Portanto algumas pessoas pode avaliar tal iniciativa anti-ética, pois campanhas de incentivo ao aleitamento já existem pelo governo, e especalistas recomendam o uso do leite até os 2 anos de idade.



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