Competências no trabalho
(Hugo Pena Brandão)
Objetivos do texto:
• Revisar criticamente a produção cientifica nacional sobre competências no trabalho
• Buscar caracterizar essas investigações discutindo os enfoques teóricos utilizados pelos autores
• Discutir as lacunas e limitações das pesquisas
• Verificar se há evidências empíricas que sustentem certos pressupostos e construções teóricas
• Procurar compreender melhor a natureza da competência no trabalho
• Conclusões a sugestões para investigações futuras
Referencial teórico e principais argumentos:
• Noções de competência no trabalho, suas dimensões, implicações, antecedentes e conseqüentes baseado em autores como Lê Boterf, 1999; McLagan, 1997; Ruas, Ghedine, Dutra, Becker, &dias, 2005; Zarifian.1999.
• Pesquisa em quinze periódicos das áreas de Psicologia e administração
• Competência como um conjunto de qualificações ou características subjacentes à pessoa, que permitem a ela realizar determinado trabalho ou lidar com uma dada situação.
• Conceitos e abrangência dos conceitos
Justificativa:
• Expressão das competências do individuo no trabalho
• Conceito complexo e multifacetado, que pode ser analisado sob diferentes perspectivas e está sujeito a ambigüidades
Métodos e técnicas utilizados pelo autor
• Os artigos escolhidos deveriam obedecer a critérios intencionais. Para compor a amostra foi exigido que o texto abordasse o tema competências no trabalho, constituísse um relato de pesquisa empírica sobre o assunto, tivesse sido publicado entre 1996 e 2004, descrevesses pesquisas realizadas no Brasil.
• Análise crítica dos quinze artigos pesquisados, buscando examinar modelos teóricos, métodos e resultados, bem como identificar lacunas e limitações nas investigações revisadas.
Informações e dados mais relevantes apresentados no texto:
• A maioria dos artigos tinha como finalidade identificar competências profissionais ou seus elementos construtivos
• Algumas pesquisas procuravam identificar em que medida os profissionais estudados dominavam tais competências, visando diagnosticar necessidades de aprendizagem. Outros procuraram descrever e examinar processos de aprendizagem de competências e resultados deles decorrentes
• A maioria das pesquisas descreveu as competências profissionais a partir de seus elementos construtivos. Nesses artigos, a competência é entendida como um conjunto de atributos subjacentes ao individuo, que permitem a ele realizar determinado trabalho.
• Seis artigos foram publicados em revistas da área de Administração e outros cinco em periódicos da área de Psicologia.
• Quatro relatavam pesquisas produzidas em cursos de pós-graduação. Oito tinham seus autores vinculados a universidades federais.
• Cinco foram publicados entre 2003 e 2004, enquanto os demais foram produzidos entre 1996 e 2002, mostrando o crescimento, nos últimos anos, do interesse de pesquisadores sobre o tema.
• Quatro artigos descreviam pesquisas quantitativas, três eram qualitativas e outros quatro combinaram qualitativa com quantitativa.
• Os estudos qualitativos predominaram os autores da área de Administração e quantitativos os da área de psicologia. Os que combinaram as duas técnicas havia autoria conjunta entre profissionais da área de Administração e Psicologia.
Conclusões contidas no texto
• predominância do estudo da competência a partir de seus elementos constitutivos.
• A maioria relatava pesquisas com desenho.
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