Escolha de Objeto Consciente: por Apoio.
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Para Freud, atuam na escolha de objeto duas modalidades principais: escolha de objeto por apoio e escolha de objeto narcísica. Na escolha de objeto por apoio, as escolhas realizadas (casamento, trabalho, roupa, etc.) serão sempre realizadas pela identificação e introjeção dos parentais, da sociedade e da religião. Estes padrões estabelecerão nossos níveis de idealizações, constituirão nosso caráter e nossa personalidade. Isto é normal em qualquer ser humano saudável, pois ao nos afastarmos destes padrões, sofreremos a censura interna (caráter) e externa (personalidade). Estas escolhas são identificadas como escolhas por apoio porque estão apoiadas, inicialmente, nos padrões da sociedade, e em segundo lugar, nas escolhas de nossos parentais.
A expressão "escolha de objeto por apoio" é utilizada para designar, principalmente, a escolha de uma determinada pessoa, mas pode ligar-se a algo que o Ego necessita, ligado a coisas e sistemas, como a profissão escolhida, a religião, o casamento e etc. Estabelece algo irreversível e determinante na vida de uma pessoa, influenciando principalmente a sua vida sexual e social.
É um tipo de escolha consciente de objeto: pessoal, profissional, religioso, estilo, etc; eleito a partir das escolhas feitas pelos parentais (pai, mãe, tios, avós, primos, babá), na medida em que estas figuras se relacionam e asseguram à criança alimento, proteção, carinho e etc. (narcisismo secundário). Nas escolhas de amor, a criança aprende a amar outras pessoas que a ajudam no seu estado de desamparo natural e que satisfazem suas necessidades básicas: fisiológicas, de segurança, e a seguir, de reconhecimento. Este amor forma-se inteiramente a partir do modelo de relações da mãe que alimenta, cuida, e se prolonga pelas associações de outras pessoas no cuidar (componente do Édipo).
As escolhas adultas definitivas de objeto pessoal por apoio sempre sofrerão a influência dos parentais, em todos os campos das relações humanas. Estas influências serão o ponto de partida para a estruturação da personalidade futura da criança.
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