Lições de Vida
(Silas Malafaia)
Lições de Vencedor trata de assuntos referentes ao cotidiano, ensinando meio de enfrentar as lutas e incentivando a ter uma visão otimista do futuro. Baseado na vida de personagens bíblicos, mostrando seus conflitos, suas limitações, suas fraquezas, inspirando o cristão de hoje a confiar em Deus; pessoas que tivera m a capacidade de superar suas deficiências e as dificuldades de sua época.
Exemplos como de Abraão e Sara que tiveram, por parte de Deus, a promessa de um filho em sua velhice e esperaram o tempo certo de Deus para a efetivação dessa promessa. No afã de realizar esse desejo, Abraão teve um filho com uma egípcia Hagar, a quem deu o nome de Ismael; este por sua vez, deu origem ao povo árabe que veio a tornar-se um povo inimigo dos judeus. Quantos séculos de guerra seriam evitados se Abraão soubesse esperar o tempo de Deus? O “tempo de Deus” significa que ele é fiel às suas promessas e não devemos nos antecipar a esse tempo querendo dar uma “ajuda” para que as promessas de Deus se cumpram em nossas vidas.
Mostra-nos o livro que Deus permite momentos de aflição em nossa vida, exatamente para cumprir seus propósitos. Quando Deus nos quer triunfantes, não importa a ordem de nossos problemas ou sua magnitude, porque o seu poder é infinitamente maior e a vitória será completa.
Assim como Josué, devemos nos esforçar, sair da inércia, começar a agir; ninguém recebe as benção de Deus se ficar simplesmente parado, aquilo que podemos fazer façamos,se aquilo que não podemos fazer, Deus fará por nós. A fé tem que andar junto da iniciativa, creia e aja.
Deus tem prazer em ver o esforço de seus servos, devemos perseverar em nossos propósitos, o esforço é a parte que cabe ao homem para o atingimento de seus objetivos. A exemplo de Paulo apóstolo que mesmo sofrendo perseguições, açoites, fome, nudez, perigos de morte, manteve o otimismo, a crença e a confiança em Deus, não desanimando,resmungando ou reclamando.
Em momentos críticos devemos manter uma atitude positiva, quem deseja ser otimista precisa entender que a maneira como vemos a vida irá determinar quem seremos. O derrotismo deve estar fora de nossos pensamentos. Além de nosso modo de agir positivamente, de nosso esforço, devemos considerar a dimensão espiritual, pois não somos só matéria, também somos alma e espírito.
A ação de Deus em nossa vida é real, ele nos dá condições, meios para alcançar as bênçãos, para tanto devemos ser obedientes; a obediência a Deus é o caminho para a vitória. Os problemas são comuns a todas as pessoas, são conseqüências do curso natural da vida e não podemos espiritualizar tudo. Afinal somos humanos e não é por crer em Jesus que não passaremos por nenhum sofrimento; até mesmo cristo conheceu o sofrimento.
A grande diferença consiste em como encaramos as situações difíceis; seja como uma forma de Deus nos aperfeiçoar, caso contrário seremos eternos reféns de nossos problemas. Pela ausência de fé e esperança em Deus, muitas pessoas conhecem o alcoolismo e as drogas como meio de fugir das circunstâncias que não sabem resolver. A esperança é a perseverante confiança no futuro. È a esperança que nos ensejará equilíbrio para enfrentarmos as adversidades.
Nem sempre recebemos o que pedimos a Deus, pois somente Deus sabe o que realmente é o melhor para nós; às vezes aquilo que, no momento, julgamos ser a nossa felicidade, pode ser a razão de nossa perdição. E Deus que sabe o futuro, não nos concede aquele pedido que nos seria causa de derrota.
Crer em Deus não é viver imune às adversidades, algumas vezes chegará o momento de tristeza e dor; chorar e se lamentar é perfeitamente normal, humano e legítimo. Contudo não é necessário chorar a vida inteira. Precisamos enfrentar os problemas, superar o primeiro impacto e resolver tomar uma atitude. Não ficar parado, prostrado e pranteando o tempo todo. Devemos buscar a Deus em oração, manter uma comunhão com ele, reconhecer seu poder para resolver qualquer coisa e reconhecer a nossa dependência Dele.
Uma pessoa que se demora na lamentação é sério candidato à depressão; Os fatores que desencadeiam a depressão podem ser: a tristeza por uma perda, como a morte de uma pessoa querida, ou rompimento de uma relação, dificuldades financeiras, desemprego, dramas pessoais, doenças físicas, níveis hormonais, uso álcool, drogas ilícitas e remédios controlados.
Alguém com depressão perde o interesse nas coisas de Deus, não ora, não lê a bíblia, virando presa fácil do inimigo. Vemos no exemplo de José que foi rejeitado por seus irmãos, vendido como escravo, jogado na prisão, passou por uma coleção de dissabores e injustiças, teria todos os motivos para tornar-se melancólico, amargo e depressivo, mas venceu o ressentimento e foi capaz de perdoar e saiu vencedor.
Quando não sabemos o que fazer para seguir em frente e alcançarmos a vitória, devemos orar a Deus e pedir uma direção, pois os caminhos deles são mais altos que os nossos, ele é maior que qualquer adversidade.
Resumos Relacionados
- Felicidade Em Deus
- Conhecendo A Vontade De Deus Para Nós
- O Poder Da Mulher Que Ora
- Amor
- No Santuário Da Alma
|
|