A eficiência da distribuição através da prática do cross docking
(Patricia Fernandes de Oliveira; Nélio Domingues Pizzolato)
O cross docking consiste em um sistema de distribuição de mercadorias na qual elas não são estocadas, mas imediatamente preparadas para o carregamento de entrega, reduzindo ou anulando o tempo de estocagem. A distribuição é feita da seguinte forma: os fornecedores A, B e C chegam com seus caminhões, suas mercadorias são divididas e transferidas para outros caminhões, formando um caminhão com carga A/B/C, aonde irão direto para o consumidor.
Ao buscar a redução dos cursos, o cross docking trabalha com pedidos de clientes em menores quantidades e entregues em ritmos mais freqüentes. Isso proporciona a redução do estoque e a área necessária no centro de distribuição também é reduzida. O cross docking torna as entregas mais fáceis e rápidas, já que uma única entrega é formada com toda a variedade de produtos de seus fornecedores em um único caminhão.
Para ele ser implementado os membros da cadeia devem ser convencidos de que esforços terão que ser feitos para melhorar os seus sistemas e eles devem ser capazes da suportar estas operações. Terão que ser monitorados e supervisionados a data e hora do embarque e da chegada, a transportadora utilizada, a descrição da carga e a quantidade. A qualidade deve ser construída e não inspecionada, ou seja, a responsabilidade da qualidade está na produção. Como o sistema cross docking envolve a quebra de cargas consolidadas, separação de pedidos e reconsolidação de cargas, é importante o planejamento da área necessária, ter equipamento e mão-de-obra para realizar tais tarefas. Além de todo planejamento, parceria, uso de equipamentos e sistemas adequados, ainda deve haver certo nível de gerenciamento tático do trabalho.
O sistema cross docking pode operar de varias formas. Entre elas o cross docking futuro, aonde os produtos chegam pelas docas de recebimento e vão diretamente para serem embarcados. O modo Pré-packed, onde os pacotes são preparados pelos fornecedores de acordo com as ordens de cada loja. Por ser um sistema complexo ele deve ser estudado e trabalhado de forma sincronizada para obter sucesso. O uso de sistemas de informação adequados, equipamentos e mão-de-obra treinados, seleção de produtos capazes de suportar o sistema e a criação de parcerias devem ser levadas em consideração para o melhor aproveitamento deste sistema.
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