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Sistemas de informação gerenciais
(kenneth c. laudon; jane p. laudon)

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A GE PODE PROSPERAR COM UMA ESTRATÉGIA DE EMPRESA DIGITAL?

A General Eletric sob a presidência de Jack Welch conquistou grande crescimento até 2001. Tinha a característica de viver sob pressão e buscar a superação em cada divisão da empresa. Aproveitou a globalização para estas conquistas. Mas como esta empresa poderia continuar crescendo ao mesmo vapor sem se atualizar e entrar nos novos moldes de concorrência global? Com essa preocupação Jack Welch aprovou com todo o conselho a informatização da organização. Implementaria a tecnologia da informação em todos as áreas da empresa. Colocaria essa tecnologia a favor dos clientes, dos fornecedores e automatizaria o máximo possível as atividades industriais. Jack Welch criou um projeto com o nome “DYB (destroy your business)”. Esse plano tinha por base estimular os gerentes a descobrir as fraquezas da organização através de uma perspectiva das empresas ponto.com e com essa atitude se armassem para evitar sua falência.
A iniciativa da Internet mudou a cultura da empresa. As informações se tornaram mais rarefeitas na empresa. Aumentou a interação no chão-de-fábrica.
A TI facilitou o acesso dos clientes aos produtos, fez com que a difusão do conhecimento para os clientes fosse melhorada, e novas idéias foram criadas para aprimorar esse relacionamentos. Além disso, todos os trabalhadores tiveram apoio técnico para lidar com o novo sistema de informação.
Com essa nova tecnologia a GE desenvolveu assessoramento remoto, criou uma espécie de leilão eletrônico para compra de suprimentos, disponibilizou eletrodomésticos em sites de varejo e leilão na internet. A tecnologia alcançou também um bom índice de redução de gastos.
A GE está crescendo, mas não se pode afirmar que ela continuará nessa ascendência, pois deveria estar aproveitando mais a TI para conquistar novos mercados e eliminar e remanejar seus funcionários.
PERGUNTAS DO ESTUDO DE CASO

1) A GE é uma grande empresa e diversificada em vários ramos, esta espalhada em vários lugares e já possuía boa infra-estrutura. A força competitiva maior está em tornar o processo de negociação tanto com fornecedores, quanto com clientes um processo totalmente eletrônico. Os fatores que levaram a GE a implantar essa mudança foram os anseios de continuar tendo lucros cada vez mais crescentes.
2) Nos processos internos a GE tem tornado a estrutura mais achatada e feito que haja interação com o chão-de-fábrica. Na área externa a GE tem utilizado a TI para aumentar a interface da organização com os clientes, acelerar os processos de compras e vendas, operações de monitoramento, leilão eletrônico. Ela busca com essa mudança reduzir os custos nas operações e tratar melhor o cliente.
3) Foi necessário dar suporte a todos os funcionários da empresa para que pudessem aprender a usar os softwares, eliminar ou reposicionar funcionários, habilitação para Web quase todas as transações e processos de negociações de compras.
4) A iniciativa foi uma visão de futuro. Foi uma iniciativa aplicada em boa hora. Embora tenha falhado em conquistar novos mercados ou criar novas fontes de receitas o processo planejado com Jack Welch foi bem sucedido e com certeza a empresa está transformada em empresa digital.



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