Sistemas de informação gerenciais
(kenneth c. laudon; jane p. laudon)
RESUMO DO ESTUDO DE CASO DA WEBVAN
Este estudo trata da Webvan Group que resolveu inserir no mercado varejista que movimenta milhões de dólares por ano. Ela é produto de Louis Borders fundador da rede de livrarias Borders. Pensavam eles que poderiam vencer as concorrente e sobressair se superassem as fraquezas que empresas do ramo encontravam. Pensavam que poderiam melhorar no setor de entregas, ser mais hábeis e agir com menor tempo na entrega. Desenvolveram um sistema de informação muito bom, direcionado aos estoques regionais. Trabalhavam com um sistema logístico muito eficiente no que tange ao depósito em diante. Usavam monitoramento remoto do estoque, GPS, mensuração instantânea de itens no estoque. Porém deixou a merecer na cadeia de suprimentos pois não tinha força suficiente para forçar seus fornecedores a se integrarem no sistema que eles haviam desenvolvido. A Webvan começou a não ter o nível de pedidos alcançados para garantir o ponto-de-equilíbrio para manter a estrutura que havia montado e seus preços por pedidos estavam subindo muito. Com essas perdas a Webvan começou a fazer cortes em áreas muito importantes como fechamento de unidades e despesas de marketing.
A conclusão alcançada é que a Webvan desenvolveu um modelo de negócio muito ambicioso e inovador. No Reino Unido a empresa Tesco.com utilizando um procedimento mais cauteloso, infra-estrutura própria, produtos pré embalados, cobrança da taxa de entrega. “A Tesco utilizou a tecnologia para tornar mais eficiente o processo de compra existente em vez de tentar criar um processo de compra inteiramente novo, com o qual as pessoas não estavam familiarizadas”.
PERGUNTAS DO ESTUDO DE CASO
1. A Webvan criou um modelo de negocio inteiramente novo e ambicioso. Um sistema logístico muito eficiente em termos de estoque e entregas. Cadeia de valor destaca as atividades especificas da empresa nas quais ela pode obter vantagem competitiva do mercado que possam ser melhor aplicadas. Tornar um distribuidor de baixo custo, diferenciar o tipo de entrega, mudar o escopo de concorrência, focar nichos de mercado, gerenciamento da cadeia de suprimentos, redes de valor, por exemplo. A rede de valor determina as forças competitivas, é um sistema de empresas em rede que pode sincronizar as cadeias de valor de empresas parceiras dentro de um setor para responder rapidamente ás alterações no fornecimento e na demanda. A força competitiva é conhecida pelo modelo de Porter que tem as ameaças e oportunidades. A oportunidade perdida pela Webvan foi desenvolver uma rede de valor com seus fornecedores. As premissas são a margem de lucro pequenas, necessidade de rápida entrega e gerenciamento da cadeia de suprimentos.
2. O papel desempenhado foi um modelo de negócio no qual o sistema logístico era inovador e eficiente, rápida e fácil integração com o cliente, controle eficiente, rápido e seguro de estoques. O problema que poderia ser resolvido seria obter vantagem competitiva e o que dificilmente seria resolvido seria a criação de uma rede de valor com seus fornecedores, dado a sua inovação completa desse sistema e sua incapacidade de forçá-los a se integrarem nesse novo sistema.
3. Desenvolveram um modelo de negócios muito ambicioso de maneira muito rápida sem levar em consideração o ambiente externo no qual iriam se inserir. Não fizeram uma análise da viabilidade desse novo modelo no mercado. Deveriam ter sido mais cuidadosos com a análise SWOT.
4. Na administração faltou planejamento estratégico, na organização deixou que houvesse falha na cadeia de suprimentos e quanto a tecnologia não foi estudada nem projetada meios que pudessem inserí-la em uma rede de valor eficiente.
Resumos Relacionados
- Http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=5319
- A AdministraÇÃo LogÍstica No Controle De Estoques Do ComÉrcio Varejista
- Barreiras Ao Gerenciamento Da Cadeia De Suprimentos
- Custos Empresariais
- Www.tecnologistica.com.br
|
|