Sistemas de informação gerenciais
(kenneth c. laudon; jane p. laudon)
A Ford e o recall dos pneus Firestone: a falha de informação mais cara da historia.
Em agosto de 2000 a Bridgestone/Firestone fez o segundo maior recall da historia, mais de 6,5 milhões de pneus, o que abalou financeiramente a empresa por alguns anos. Após vários acidentes com mortes e feridos iniciaram investigação. Descobriram que problemas semelhantes tinham acontecido na Arábia saudita, contudo, a Ford não agiu dentro dos Estados Unidos.
Descobriram que a maioria dos pneus defeituosos originavam-se da fabrica, Illinois, durante certo período de produção e que o grosso dos incidentes com separação da banda de rodagem tinha ocorrido no Arizona, Califórnia, Texas e Florida, estados de clima quente.
O problema poderia ter sido evitado se existisse um sistema de informação integrado entre o fornecedor de pneus: Firestone, e a Ford. Os dados existiam, a dificuldade estava estruturá-los e analisa-los evitando, assim, que o erro passasse em branco.
Assim tanto a Bridgestone quanto a Firestone anunciaram que iriam instalar sistemas de informação de cadeia de suprimento para evitar que algo semelhante acontecesse no futuro.
1. Em agosto de 2000 a Bridgestone/Firestone fez o segundo maior recall da historia, mais de 6,5 milhões de pneus, o que abalou financeiramente a empresa por alguns anos. Após vários acidentes com mortes e feridos iniciaram investigação. Descobriram que problemas semelhantes tinham acontecido na Arábia saudita, contudo, a Ford não agiu dentro dos Estados Unidos. Descobriram que a maioria dos pneus defeituosos originavam-se da fabrica, Illinois, durante certo período de produção e que o grosso dos incidentes com separação da banda de rodagem tinha ocorrido no Arizona, Califórnia, Texas e Florida, estados de clima quente. O problema poderia ter sido evitado se existisse um sistema de informação integrado entre o fornecedor de pneus: Firestone, e a Ford. Os dados existiam, a dificuldade estava estruturá-los e analisa-los evitando, assim, que o erro passasse em branco.
2. Não houve uma interação eficiente entre a Firestone a Ford, um sistema de informação e um banco de dados de reclamações seriam mais úteis para a análise de segurança.
3. Os números não foram percebidos porque investigavam apenas os acidentes com morte, os acidentes com feridos ou perdas patrimoniais não eram investigados, logo o governo não dispunha de dados consistentes para saber da proporção do problema.
4. DBMS relacional e o DBMS relacional orientado para o objeto.
5. Quantas reclamações são registradas anualmente de defeitos? Quais as condições os acidentes acontecem? Qual a origem dos pneus com defeitos?
6. A Ford deixou a responsabilidade dos pneus para o Firestone,o governo dos estados unidos faltou na sua função estatal.
7. A relação da Ford com a Firestone ficou muito incerta quanto a garantia, o governo também não tinha sistemas capazes de coletar os dados refletores dos problemas.
8. Desenvolvimento de um sistema de cadeia de suprimento. Criação de um banco de dados. Uma melhor comunicação entre a Ford e a Firestone.
Resumos Relacionados
- Novo Pneu Com Run-flat, Da Firestone, Chega A Europa
- Gm E Ford Na Guerra Pelo Mundo Pós Apocalipse
- Cintos De Segurança São Analisados Pela Proteste
- Pneu Inteligente Identifica Defeitos
- Governo Americano Quer Acabar Com A Distração Nos Carros
|
|