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Sistemas de informação gerenciais
(kenneth c. laudon; jane p. laudon)

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A BC Hydro Systems eletriza o campo dos serviços básicos

A BC Hydro é a terceira maior empresa de eletricidade do Canadá. Por oferecer um serviço ininterrupto e essencial à sociedade ela tem a necessidade de conhecer a localização de cada cliente e de cada interrupção de serviço, estando apta a corrigir todas as falhas rapidamente. Todos esses aspectos desses serviços requerem mapeamento que tradicionalmente era feito em papel e à mão. O mapeamento automatizado para gerenciamento de instalações começou na década de 70 com o desenvolvimento de informações geográficas (GIS). Originalmente os GIS eram utilizados para desenhar mapas e registrar localização de ativos e, então, de clientes. Na década de 90 a BC Hydro passou a utilizar tecnologia de informação geoespacial (GIT) que é mais sofisticado que os GIS. Sistemas GIT armazenam tudo sobre ativos da empresa, começando com sua localização. Um software geoespecial habilita o usuário a armazenar, relacionar, manipular e analisar dados espaciais, podendo exibir e analisar a conectividade dos objetos do mundo real armazenados em seu banco de dados. Ele oferece planejamento, projeto, construção, operação e manutenção mais eficientes e eficazes, com clientes mais satisfeitos. A BC Hydro desenvolveu muitos programas por si mesma, mas também utilizou softwares de uma série de empresas, entre elas a GE Smallworld que utiliza uma arquitetura aberta que habilita seus programas a se comunicar com outros softwares, como os sistemas corporativos que a BC Hydro desenvolveu. A BC Hydro usa seus registros de ativos para saber onde estão seus clientes, bem como onde estão localizadas as suas próprias instalações em relação a seus clientes e a localização de instalações de outros diretamente afetados pelas suas atividades. A BC Hydro desenvolveu um pacote de aplicativos chamado Power Grid para cuidar de questões ligadas à instalação de corredores, pesquisa de dados geográficos para localizar possíveis invasões de terras por parte da BC Hydro ou invasão de terras pertencentes à ela por outros, catalogar vegetação por variedade, auxiliar no planejamento de coberturas vegetais específicas, identificar efeitos provocados a jusante por qualquer volume de água que seja necessário liberar devido a precipitações excessivas entre outros. A empresa economiza muito com dados bidimensionais e tridimensionais e tem utilizado softwares puxar dados de clientes em atendimento telefônico. A empresa também tem sistemas para planejamento de distribuição, para alterações e atualizações de projeto e até mesmo para tributação

Perguntas do estudo de caso:
1) A empresa atua em todo Canadá , um dos pilares de sua estratégia está em gerenciar as informações obtidas em cada localidade, e colocá-las à disposição da organização como um todo. Os sistemas de mapeamento automatizado vêm possibilitar tal integração e além disso, inclui os clientes em seu gerenciamento de conhecimento. Obtendo assim,os dados necessários, a qualquer tempo e em qualquer lugar e uma economia grande por automatizar a grande maioria dos seus processos.
2) A estratégia empresarial da BC Hydro é automatizar seus processos para economizar tempo e recursos humanos, aumentando sua margem de lucro. A empresa gasta boa parte de seus recursos com pesquisas e desenvolvimento de novos softwares para aprimorar seus processos.
3) A empresa utiliza o SAD orientado por dados. Eles dão apoio à tomada de decisão pela permissão aos usuários de extrair a analisar informações úteis anteriormente ocultas em bancos de dados.
4) O uso de SADs tem sido efetivo por melhorar a qualidade do serviço prestado, aumentar a satisfação do cliente e cortar gastos à longo prazo. Além disso, a mensuração dos resultados é mais preciso e o estabelecimento de metas é feito de melhor forma com a análise dos dados armazenados pela empresa.



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