Sistemas de informação gerenciais
(kenneth c. laudon; jane p. laudon)
O Desastre do World Trade Center: quem estava preparado?
Com a implosão das torres, a perda de equipamentos do setor financeiro foi imensa. É evidente que a questão mais vital para muitas empresas foi a perda de pessoal. As organizações diretamente atingidas nem mesmo sabiam quem tinha sobrevivido ou onde estavam os sobreviventes porque quase nenhuma delas mantinha listagens de funcionários nem informações de contato seguras e acessíveis sobre eles.
Enquanto muitas empresas perderam grandes quantidades de dados no ataque, uma equipe de tecnologia recém-formada da Morgan Stanley declarou que suas instalações no WTC eram provavelmente umas das instalações de escritório mais bem preparadas do ponto de vista da recuperação do sistema de dados.
A gigantesca corretora de títulos Cantor Fitzgerald, perdeu seus escritórios e 700 de seus 1000 funcionários. Todavia eles conseguiram transferir quase imediatamente suas funções para seus escritórios de Connecticut e Londres, e os corretores começaram a acertar negociações por telefone. A despeito de suas imensas perdas, a empresa surpreendentemente reiniciou suas operações em apenas dois dias, parcialmente com ajuda de empresas de backup, software e sistemas de computador.
A bolsa de valores Nasdaq parece que teve maior sucesso. Ela não tem nenhuma sala de negociações, e sim uma vasta rede com mais de 7000 estações de trabalho em cerda de 2500 lugares, todas conectadas a sua rede por meios de no mínimo 20 pontos de presença (POPS). Os POPS, por sua vez estão dupla ou triplamente conectados a rede principal e as centrais de dados em Connecticut e Mariland. Graças a seu sistema de alto grau de redundância, a Nasdaq estava bem preparada para o desastre. Ela tinha solicitado a muitos de seus gerentes que portassem dois telefones celulares, para o caso de o telefone normal e um dos celulares não funcionarem.
Primeiramente a Nasdaq montou uma central de comando em seu escritório da Times Square, mas, como a implosão das torres destruiu as centrais de comutação telefônica conectadas com aquele escritório, o pessoal essencial foi deslocado rapidamente para um hotel próximo. A administração imediatamente atacou a questão do pessoal criando um sistema de localização de executivos, com nomes e números de telefones de todos os funcionários e uma lista dos que ainda estavam faltando. Em seguida, começou a avaliar as instalações de seus setores reguladores e de negociações das empresas de trading. Ao mesmo tempo, o pessoal de segurança foi colocado em alto estado de alerta quanto a tentativas de invasão do prédio ou da rede. A Nasdaq descobriu que seus sistemas distribuídos funcionaram muito bem, enquanto sua rápida recuperação comprovava a necessidade de manter duas topologias de rede.
Perguntas do estudo de caso
1. A perda de equipamentos do setor financeiro foi imensa. É evidente que a questão mais vital para muitas empresas foi a perda de pessoal. As organizações diretamente atingidas nem mesmo sabiam quem tinha sobrevivido ou onde estavam os sobreviventes porque quase nenhuma delas mantinha listagens de funcionários nem informações de contato seguras e acessíveis sobre eles.
2. Razoavelmente preparadas.
3. A Nasdaq montou uma central de comando em seu escritório da Times Square, mas, como a implosão das torres destruiu as centrais de comutação telefônica conectadas com aquele escritório, o pessoal essencial foi deslocado rapidamente para um hotel próximo. A administração imediatamente atacou a questão do pessoal criando um sistema de localização de executivos, com nomes e números de telefones de todos os funcionários e uma lista dos que ainda estavam faltando.
A administração do BONY havia feito arranjos para reverter o processamento por computadores para centrais fora de Nova York em casos de emergência, mas não havia conseguido cumprir esses planos. Deliberadamente, o banco tinha planejado adotar níveis diferentes de backup para funções diferentes. O backup do processamento de títulos do governo, por exemplo, era feito por um segundo computador que podia dar prosseguimento as operações instantaneamente.
Resumos Relacionados
- O Que é Administração De Escritório?
- Definição De Manutenção Do Servidor
- Sistema De Informação
- Telefonia Ip
- Definição De Gestão De Pessoas
|
|