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Reforço positivo e regativo
(Vários)

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O comportamentalismo destaca o reforço como um factor básico da aprendizagem (Hill, 1981). É a consequência da acção que condiciona a probabilidade de nova ocorrência desta mesma acção. As experiencias de que falamos anteriormente, realizadas, nomeadamente, com ratos, demonstram o papel do reforço no condicionamento operante. Entende-se reforço como objecto, facto ou situação cujos efeitos são reforçadores de agrado ou desagrado (Noronha, 1991). O reforço pode ser classificado como positivo e negativo, primário e secundário, de intervalo fixo e variável, de razão fixa e variável, aleatório e vicariante (Idem).
O comportamento ocorre num contexto e, neste contexto, pode gerar consequências positivas ou negativas: “a diferença fundamental entre reforço positivo e negativo baseia-se na obtenção da satisfação, respectivamente, ao fim de uma acção desejada (reforço positivo) e com o evitamento ou fim de uma situação indesejável (reforço negativo)” (Noronha, 1991, pp. 45-47). Tanto os reforçadores positivos como os negativos podem ser condicionados e a frequência de ocorrência de um operante é intensamente influenciada pelas consequências ambientais por ele produzidas (Hill, 1981). Como referem Silvares e Meyer (2010, p. 331): "uma formulação adequada da interação entre um organismo e seu ambiente deve sempre especificar três fatores: (1) a ocasião em que a resposta ocorre, (2) a própria resposta, e (3) as conseqüências reforçadoras. As inter-relações entre elas são as contingências de reforço."

Reforço positivo
- A consequência de uma acção ou o seu resultado consiste em conseguir algo desejável;
- Envolve a adição de algo à situação;
- Envolve a busca de gratificação.
A resposta reforçada positivamente pode realizar-se através da obtenção de comida, água, contacto sexual, dinheiro ou reconhecimento (por exemplo, o João obteve o lugar na empresa porque se preparou bem para a entrevista). Este reforço é usado para ajudar o indivíduo melhorar os seus padrões de comportamento.

Reforço Negativo
- A consequência de uma acção é a eliminação ou evitamento de algo indesejável ou desagradável ao organismo;
- Envolve a remoção de algo à situação;
- Envolve a necessidade de obviar uma situação desagradável.
A resposta reforçada negativamente pode verificar-se através da remoção do frio, calor, barulho ou ameaça (por exemplo, os alunos ficaram dispensados do trabalho porque obtiveram boa nota no teste).

Qualquer um dos dois tipos de reforços tem como consequência o aumento de determinado comportamento desejado.

Referências Bibliográficas
- Hill, W. (1981). Aprendizagem. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, S.A.
- Noronha, M. (1991). O uso social da psicologia. Lisboa: Clássica Editora.
- Silvares, E., & Meyer, S. (2010). Análise funcional da fobia social em uma concepção behaviorista radical. Revista de Psiquiatria Clínica, 37 (5), pp. 329-334.



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