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Comportamentalismo
(Vários)

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O Comportamentalismo é uma teoria que afirma que o comportamento deve ser explicado através de processos experimentais (experiências observáveis) e não por processos mentais, ou seja, para o comportamentalismo, o que mais importa é a forma como agimos e não os processos mentais ligados a tal acção. Para esta escola da psicologia, pensamentos, motivos e sentimentos não devem ser o objecto de estudo, pois estes não são directamente observáveis (Sprinthall & Sprinthall, 1993, p. 226): "Skinner não se preocupa com o que se passa no interior do organismo, com o seu estado motivacional ou emocional, ou mesmo com a sua neurologia. A psicologia de Skinner é a psicologia de um «organismo vazio», uma psicologia em que as condições do meio (estímulos) se associam a e afectam o repertório de respostas do organismo."
Skinner defendia a teoria comportamentalista do seguinte modo: “a mente é aquilo que o corpo faz. É aquilo que a pessoa faz. Por outras palavras, é o comportamento, e é isto que os comportamentalistas têm vindo a afirmar por mais de meio século” (Skinner, citado por Gonçalves, 1999, p. 62). Apesar do anteriormente descrito, os processos mentais não são totalmente desconsiderados, antes englobados no que é o comportamento (Ferreira, 2010, p. 3): "o modelo skinneriano abrange, também, fenômenos comportamentais como sentimentos, emoções e pensamentos, aos quais é frequentemente atribuída a natureza “mental”. A definição dos fenômenos psicológicos como fenômenos mentais tem se sustentado em explicações que remontam às origens da Psicologia (Skinner, 1974). A abordagem behaviorista radical rompe com esta noção, ao defender que certos eventos, como “pensar” ou “sentir”, são distintos de outros eventos comportamentais, publicamente observáveis, somente no tocante à sua acessibilidade, devendo também ser entendidos como comportamentos. A estes fenômenos caberia a denominação de eventos privados, definidos como estímulos e respostas cuja acessibilidade direta é restrita ao indivíduo a que se referem (Skinner, 1974)."
A teoria Comportamentalista segue determinados pressupostos, os quais passamos a descrever:
- Qualquer coisa é aprendida desde que existam competências e condições ambientais (Bandura, Ross & Ross, 1963), ou seja, se o ambiente não for favorável a aprendizagem pode não ocorrer;
- O ensaio, o erro por observação e o comportamento são fixados por um sistema de reforços e punições;
- O conhecimento científico só é possível através da investigação experimental;
- O termo personalidade é sem-sentido; trata-se meramente de um grupo de reacções ao ambiente;
- O indivíduo tem um papel passivo em relação ao meio e a contribuição do que é aprendido sobrepõe-se ao património genético.
As várias teorias comportamentalistas são:
Reflexologia - Ivan Pavlov (1849-1936)
Lei do Efeito - Edward L. Thorndike (1874-1949)
Condicionamento Respondente - John Watson (1878-1958)
Condicionamento Operante - Burrhus Frederik Skinner (1904-1990)


Referências Bibliográficas
- Bandura, A., Ross, D., & Ross, S. (1961). Transmission of aggression through imitation of aggressive models. Journal of Abnormal and Social Psychology, 63, 575-582.
- Ferreira, D. (2010). O conceito de incontrolabilidade na pesquisa experimental e na terapia comportamental da depressão. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em teoria e pesquisa do comportamento como requisito para a obtenção do título de Mestre. Universidade Federal do Pará.
- Gonçalves, O. (1999). Introdução à psicoterapia comportamental. Coimbra: Quarteto Editora.
- Sprinthall, N., & Sprinthall, R. (1993). Psicologia Educacional. Lisboa: Mc Graw Hill.



Resumos Relacionados


- Condicionamento Operante

- O Berço De Skinner

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- O Que é Um Comportamento

- Teoria Da Aprendizagem



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