BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DE FUTUROS LÍDERES
()

Publicidade
A criança que desde a sua meninice é educada nos princípios bíblicos, terá maior possibilidade de ser um adulto com maturidade cristã, apaixonada por Deus, comprometido com Ele, que não se deixa confundir e ser levado por qualquer “vento de doutrina”. A criança possui um enorme potencial evangelístico, se bem instruído será um instrumento eficaz, tanto na evangelização de crianças quanto de adulto. Por isso devemos cultivar os bons atos nas crianças, semear em seus corações o amor e a Palavra de Deus, usando métodos adequados à sua faixa etária para que eles venham amar a Deus e servi-lo. Há que se cultivar essa semente preciosa para se colher bons frutos. Deve-se, com muita responsabilidade, desenvolver a base da fé na criança, pois é o alicerce do adulto do amanhã. É da vontade de Deus que as crianças sejam salvas, ainda na tenra idade.
A LIÇÃO BÍBLICA: Desafios práticos para mudar vidas

O apóstolo Paulo, em II Timóteo 3:15-17, escreve a seu discípulo, Timóteo, que desde a infância havia sido instruído na palavra de Deus por sua mãe e sua avó. Neste texto das Escrituras, o próprio Paulo mostra a importância de estudar a palavra de Deus. Dela se obtém a sabedoria para conhecer os propósitos de Deus, para reconhecer e censurar o mal e para crescer como servos de Deus preparados para toda e boa obra.
O mais importante não é fazer a criança lembrar os fatos bíblicos, mas sim que saibam aplicá-los. Pois a Palavra de Deus é não só para nossa informação, mas para nossa transformação. Quantas pessoas que conhecemos dizem que freqüentam a escola bíblica, mas, agora são totalmente apáticas e nem querem saber de Deus...por quê? Porque não houve aplicações práticas no ensino bíblico. Portanto, faça um reforço para enfatizar a verdade central e as aplicações dessa verdade.
COMO SER UM BOM CONTADOR DE HISTÓRIAS BÍBLICAS
Métodos para contar histórias
Ao escolher um método, comece por analizar a história e qual o seu objetivo. Em geral use:
Narração: quando a história tem um enredo simples e elementos familiares.
Participação ou cantos: quando você tem partes que se repetem frequentemente e/ou frases engraçadas
Material visual: quando a história for complicada ou contiver elementos desconhecidos.
Histórias caracterizadas: teatro, fantasias ou um único boneco. Quando o envolvimento ou o teatro ajudam a enfatizar a mensagem da história ou para facilitar a expressão de sentimentos e pensamentos interiores.
Dramatização: quando se quer ilustrar uma aplicação da mensagem ou se tem muitos personagens de igual importância.

Métodos Envolventes:
• História participativa. Como quando um mágico usa alguém da platéia (crianças guardam 60% do que fazem, 30% do que vêem e apenas 10% do que escutam).
• Coros, cantos e histórias com eco. O professor combina com as crianças uma frase ou atitude a qual elas devem responder com uma palavra ou gesto específico. Ou faça com que as crianças criem os efeitos sonoros de acordo com a história sempre que você indicar. É impressionante a quantidade de coisas que eles memorizam assim.
• Pantomima: É especialmente eficaz com grupos pequenos de crianças menores, em que eles "participam" na história ao representar.
• Teatralizando: apos contar rápida e resumidamente a história deixe as crianças se tornarem os personagens.
• Jogo de personificação: cada criança assume um personagem e deve reagir as situações que você apresenta.
Métodos visuais:
• Histórias em sequencia: a medida que a história evolui, use uma série de figuras para ilustrá-la. Livros de colorir são boas fontes de material; Cuidado com: temporização (para que as figuras não sejam apresentadas antes do fato), controle o interesse do grupo e não distraia a atenção deles dos pontos importantes.
• Quadros de Figuras ou palavras: A chave aqui é o elemento surpresa (o que será acrecentado depois?)
• Figuras misteriosas: a medida que a história é contada vá desenhando uma série de linhas e formas sem sentido até que as linhas se formem objetos reconhecidos que dão ênfase a partes da história. (Simplifique o trabalho fazendo os traços a lápis, bem claro, antes. Certifique-se que o quadro e o desenho são grandes o suficiente para ser vistos por todos. Falar e desenhar ao mesmo tempo é mais complicado que parece; conheça bem a história e pratique antes).
• Acrósticos: podem ser usados durante a lição preenchendo com as palavras no correr da história. (ex. escreva JESUS no quadro; a medida que a história continua escreva: José no J de Jesus, Esteve no E de Jesus, etc...
• Flanelógrafo: Muito útil se a sequencia, movimento e relacionamentos são importantes para a história.
Métodos visuais são especialmente importantes se objetos desconhecidos são parte da história. As vezes é melhor apresentar os objetos antes da história para evitar confusão durante a narrativa.
Outros métodos visuais incluem modelagem, dobraduras, quadros de giz, mapas...
Métodos dramáticos
Ao contar uma história, lembre-se que suas expressões faciais e gestos são tão importantes como o tom e o som da sua voz. Aprenda a exagerar emoções, desenvolva diferentes vozes e personalidades, conte histórias em "bumerangue", isto é você dialoga com você mesmo.
• História narrativa. O professor assume a postura de observador / testemunha, até as vezes usando uma fantasia. Ajude as crianças a "estar lá" com você, ver através dos seus olhos.



Resumos Relacionados


- O Que é A Caracterização?

- A Bíbia Dos Pequeninos - Lendo E Participando Da História Bíblica

- Ler Faz Bem.

- Um Tipo De Livro Para Cada Idade

- Http://www.itau.com.br/itaucrianca/



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia