A Historia do Livro 
(Vitor Civita in: A Enciclopédia Abril: 1972)
  
 A Historia do Livro
  
   “O livro é uma publicação impressa, não periódica, que consta de no mínimo 56 paginas, sem contar as capas.”
  O livro é essencialmente um instrumento cultural de difusão de idéias, transmissão de conceitos, documentação; ou ainda, de condensação e acumulação de conhecimento. A palavra escrita venceu o tempo e o livro conquistou espaço.
  Com o reflorescimento comercial europeu, nos fins do século XIV, burgueses e comerciantes passaram a integrar o mercado livreiro da época. A erudição laicizou-se e o numero de escritores aumentou, surgindo também as primeiras obras escritas em línguas que não o latim e o grego; reservadas aos textos clássicos e os assuntos considerados dignos de atenção.
  Nos séculos XVI e XVII, surgiram diversas literaturas nacionais, demonstrando, além do florescimento intelectual da época, que a população letrada dos países europeus estava mais capacitada a adquirir obras escritas.
  O livro era interpretado como símbolo de liberdade, conseguido por conquistas culturais.
  A palavra escrita jamais deixará de ser considerada uma das mais importantes heranças culturais de todos os povos.
  A mensagem; nacional, política ou emocional, de um livro é sempre intelectual e pode ser revivida em cada momento. Por isso, o livro é considerado um instrumento cultural capaz de liberar informação, sons, imagens, sentimentos e idéias através do tempo e do espaço.
  Desde os tempos mais remotos existiram coleções de livros. Em Nínive, em Pergamo e na Anatólia existiram coleções de obras literárias de grande importância cultural. Mas nenhuma delas supera a celebre biblioteca de Alexandria, incendiada em 48 a.C. pelas legiões de Julio Cesar quando arrasaram a cidade.
   
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- A Cultura Do Livro E O Livro Na Cultura
  
  
- Bibliotecas. A Escrita E A Civilização
  
  
- Árabes No Rio De Janeiro – Uma Identidade Plural.
  
  
- A História Da Leitura No Mundo Ocidental  
  
  
- A História Da Leitura No Mundo Ocidental
  
 
 
 | 
     |