A invasão dos tablets
()
Um tablet por aluno em 2011. É o que garante uma rede de ensino do Estado de São Paulo que oferece cursos presenciais e à distância para preparação aos vestibulares.Em Curitiba, há escolas particulares de ensino médio prometendo o tablet como prêmio ao aluno que obtiver melhor desempenho no ano letivo. Pelo jeito, o tablet veio para ficar e fazer diferença,mais pela praticidade e utilidade do que pela inovação em si. Ou será o contrário? O notebook é muito prático e útil, mas não parece ter o mesmo apelo motivador de consumo entre os jovens. Tablet é um dispositivo pessoal em formato de prancheta com uma tela touchscreen ou uma caneta, em vez de um teclado ou mouse. O aparelho pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos 3D. No Brasil há dois modelos distribuídos oficialmente, o Galaxy Tab, da Samsung e o iPad da Apple que fazem parte de uma nova leva de tablets que possuem um Sistema Operacional feito para eles, ao invés de utilizar o mesmo sistema operacional do computador. Fora esses, há dezenas de modelos "genéricos" disponíveis em sites de comércio eletrônico carinhosamente chamados de “xingling”, ou seja, uma bomba. Os tablets são diferentes dos e-books porque estes servem exclusivamente para ler jornais, livros e revistas, enquanto tablets possuem outras funções mais desafiadoras e interativas.
A Apple estabeleceu um padrão de valores para computadores tablet quando lançou o iPad um ano atrás e podem ser comprados a partir de US$ 499, e os mais sofisticados por uns US$ 800. As operadoras dos EUA, no entanto, começaram dar bons descontos nos aparelhos. Enquanto no Brasil o preço gira em torno de R$1600, a T-Mobile, por exemplo, já está vendendo o tablet por US$ 250 com um contrato.
Mas e o tablet e a mídia? Este é um assunto que aguça a imaginação dos futuristas e profissionais da área da comunicação. Há quem diga que um Ipad jamais vai tirar o espaço da mídia tradicional e, portanto não se torna exatamente uma ameaça ao jornal impresso por exemplo. A um custo anual de US$ 25 milhões, o bilionário e pioneiro da mídia Rupert Murdoch lançou no dia 2 de fevereiro o The Daily, jornal exclusivo para Ipad. A idéia é que seja um veículo para as massas onde em vez de assinatura, o cliente paga o aplicativo a US$0,99 semanais, pouco mais de R$1,50. Rupert é dono do Wall Street Journal a Fox News. Preço e interatividade parecem ser os grandes atrativos do novo modelo de jornal. Nas palavras do consultor de mídia Ken Doctor, autor de Newsnomics – Twelve New Trends that Will shape the News You Get (Newsnomics – 12 novas tendências que moldarão as notícias que chegam a você), e estrategista para a cadeia jornalística Knight Ridder e editor do site Pioneer Planet, o atual valor de US$500 do Ipad que poderia ser impeditivo de torná-lo um veículo de massa não vai durar muito. Segundo a projeção da eMarketer, uma empresa com sede em Nova York que analisa e pesquisa tendências de marketing e mídia digitais, até o fim de 2012 o mundo terá algo em torno de 80 milhões de tablets o que deverá puxar o preço para baixo em curtíssimo prazo. Segundo Doctor, o tablet vai sim tornar-se um produto de massa e acelerar a transição do impresso para o digital. O grande desafio, afirmou ainda, será fazer com que anunciantes se sintam encorajados a investir também no tablet que, ao menos, por enquanto, ainda não sabe qual é a linguagem publicitária mais adequada para esse veículo de comunicação. Para cobrir a metade dos custos anuais, Rupert precisaria algo em torno de 500 mil assinantes e o resto viria da publicidade. O The Daily existirá apenas em tablet e aposta que os leitores serão atraídos pelo preço que tem um apelo psicológico, e uma linha editorial mais leve à semelhança do que fez o USA Today nos anos 80 e, na opinião dos entendidos, mais apolítico. Se é verdade que nossos jovens lêem pouco, pelo menos o tablet lhes dará uma acesso divertido a jornais e revistas. Desde que não seja xingling.
Resumos Relacionados
- Teste Mostra Que Ipad 3 TerÁ Tela Retina
- Http://olhardigital.uol.com.br/
- A Novidade Da Sony: Xperia Tablet
- Opinião: Produto: Epad
- Conheça O Aplicativo Chameleon Launcher!
|
|