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Gestão DA MARCA NO ÂMBITO DOS SERVIÇOS: O TRABALHO TEMPORÁRIO
(Joana Madureira)

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RESUMO
    Com o intuito de analisar a gestão de uma marca no mercado de serviços, em particular no sector do trabalho temporário, elaborou-se uma caracterização dos serviços na sua generalidade e do mercado em que operam, em contraposição com os produtos.
    Cumulativamente, desenvolveu-se o tema da marca em estreita ligação com os serviços de trabalho temporário e os níveis a que pode ser gerida, numa perspectiva bipolar: aspectos tangíveis e intangíveis.
Para um maior detalhe, realizaram-se pesquisas bibliográficas e de campo sobre esta actividade, tomando o exemplo da empresa Manpower, pioneira em Portugal na cedência temporária de trabalhadores, desde 1962. Paralelamente, houve a preocupação de abordar conceitos transversais ao tema em análise, tais como economia, gestão e marketing, entre outros.
    A partir de uma análise ambiental e concorrencial ao mercado de serviços de trabalho temporário, verificou-se a existência de 262 empresas de trabalho temporário a laborar em Portugal.
    Adicionalmente, através de um inquérito aplicado por e-mail a aproximadamente 1000 indivíduos, observou-se a primazia de determinadas marcas em relação a outras. Foram ainda operacionalizadas algumas hipóteses tendo em vista inferir o grau de reconhecimento da Manpower no mercado.
    Tendo em conta as constantes alterações económico-empresariais características deste sector, como por exemplo fusões e aquisições, o trabalho temporário surge como uma temática a carecer de constante investigação, uma vez que, por um lado, permitiria informação actualizada sobre o sector e, por outro, ajudaria a realçar a necessidade de investimento na marca de forma a combater o desconhecimento e desconfiança relativamente a esta actividade.

ABSTRACT
    The goal of the present work is to analyse the way in which a brand in the service market can be managed, particularly in the temporary work sector.
    The characterisation of services as a whole and the market in which they operate was carried out, in contraposition to products. Additionally, the brand theme was developed in close relationship with the market of temporary work services; the ways in which the brand can be managed was also addressed, in two different perspectives: tangible and intangible aspects.
    For greater accuracy, literature and on-field research in the area of temporary work was also carried out, taking Manpower - pioneer in the Portuguese temporary work sector since 1962 - as a prime example. At the same time, there was a strong effort to address concepts closely related to the theme under analysis, such as economics, management and marketing, among others.
    The analysis carried out on the environment and competition in the market of the temporary work services provided very important data. This research led one to conclude that there are 262 temporary work agencies operating in the Portuguese market.
    Likewise, a brief survey on temporary work was sent to approximately 1000 and turn out that some brands are in fact more reputable than others.
    Considering the fact that Manpower is viewed by some groups as the oldest company in the market, a few approaches were undertaken to ascertain whether it is considered a «top of mind» company.
    Taking into consideration the changes that took place during the making of the present work and the near non-existence of temporary work-related studies, this theme lacks ongoing research in order for one to have an accurate and current understanding of the subject.



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