Estilo de Código e Função Trace() (SwishScript)
()
Os códigos de script podem ser escritos de maneiras e estilos diferentes e é bom adotarmos um estilo pessoal para escrever SwishScript. O padrão adotado pelo código Java e pela linguagem Action Script do Flash MX é o mesmo utilizado nos exemplos deste curso/tutorial. Uma boa abordagem é se acostumar com esse estilo e adotá-lo como estilo pessoal, assim o seu código estará no estilo padrão e qualquer programador estará apto a ler e entender com mais facilidade os seus códigos.
No exemplo do tópico anterior, vimos a estrutura de loop 'while':
X = 0;
while(X<15){
X++;
}
Como a estrutura 'while' deste código possui apenas uma declaração (X++), podemos simplificá-lo eliminando as chaves, conforme vimos nos tópicos anteriores:
X = 0;
while(X<15)
X++;
No entanto a melhor abordagem para diminuir o número de linhas do código, tornando a leitura mais simples e cristalina, seria:
X = 0;
while(X<15) X++;
A função trace().
Podemos incrementar o valor de X na estrutura 'while' no depurador interno do SWISHmax e ler o resultado em sequência ordenada, utilizando a função trace().
X = 0;
while(X<5){
trace(X);
X++;
}
O depurador interno do SWISHmax apresentará o resultado 01234.
A função trace() é utilizada para mapear os valores de saída, normalmente utilizada para investigar erros ou as mudanças no valor de uma variável durante a execução do script. Como programador, você vai utilizar bastante esta função. Vamos vê-la com frequeência daqui em diante.
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