António Damásio 
(Enciclopédia da Porto Editora)
  
António Damásio é o mais bem sucedido Médico neurologista e investigador português, pelo menos Depois do Prémio Nobel Egas Moniz. António Damásio nasceu em 1944 e cedo se deslocou para os Estados Unidos da América, onde assumiu a Direcção do Departamento de Neurologia da Universidade de Iowa. Damásio é Professor Catedrático nesta Universidade, sendo também Professor no Salk Institut, na Califórnia e na Universidade de Harvard. Os seus contributos centram-se essencialmente na investigação relativa ao mapeamento da actividade cerebral, suas relações com a memória, linguagem e emoções. 
 Para além de ser reconhecidamente um dos maiores especialistas Neurológicos da actualidade, Damásio é ainda um notável conferencista da especialidade, tendo apresentado comunicações de grande qualidade em reputadas instituições científicas, seminários e congressos nos EUA. 
 Fruto dos seus contributos e da sua notabilidade na área da Neurociência, Damásio tem sido distinguido com diversos prémios europeus e Americanos, destacando-se entre outros o prémio William Beaumont da American Medical Association, o Golden Brain Award, o Prémio Pessoa, etc.
 Para além da sua prestação em conferências em todo o mundo e do destaque que conquistou nas revistas cientificas de todo o mundo, Damásio tem também conquistado o mundo da literatura com diversas obras que se encontram traduzidas em diversas línguas, com milhões de exemplares vendidos. O Erro de Descartes, é apenas uma destas obras onde Damásio traduz em romance o essencial das suas descobertas científicas relativamente à Neurologia, designadamente ao Mapeamento Cerebral e às Emoções. Para além desta publicação, pertencem a este autor obras como O Corpo e a Emoção na Construção da Consciência, O Sentimento de Si, Ao Encontro de Espinosa e The Person within: the mental self. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Www.ultimainstancia.com.br
  
  
- O Dia Em Que Elliot Deixou De Sentir
  
  
- Joseph Pulitzer
  
  
- Carl Wernicke
  
  
- Jose Saramago
  
 
 
 | 
     |