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Estruturalismo
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O ESTRUTURALISMO

O estruturalismo foi estabelecido por Edward Bradford Titchener, como a primeira escola americana de pensamento no campo da psicologia fundado em 1898. O estruturalismo tem por objeto de estudo a experiência consciente, Titchener definia a consciência como a soma das experiências acumuladas ao longo da vida, onde a mente envolveria o acumulo total desses processos. Ele se concentrou no estudo da estrutura da consciência, analisando-a em suas partes separadas, modificando assim o método introspectivo de Wundt, que foi seu mentor.

A psicologia estrutural de Titchener é uma ciência pura, que não tem preocupações pragmáticas ou utilitárias, para ele a psicologia não se ocupa da questão da cura de “mentes enfermas”, o propósito dessa ciência seria apenas estudar a estrutura da mente, o estruturalismo buscava leis gerais que abrangessem todas as mentes; o cientista então deveria manter-se livre de preocupações como o valor prático de sua obra. Assim a psicologia para esse sistema não se interessaria pelas diferenças individuais entre as mentes, estudando a mente humana de maneira generalizada.

Os elementos básicos para o estudo da consciência estariam nas sensações, imagens e nos estados afetivos; onde as sensações seriam os elementos básicos da percepção, ocorrem nos sons, nas visões, nos cheiros e em outras experiências evocados por objetos físicos do ambiente; as imagens são elementos de idéias e estão no processo que retrata e reflete as experiências não concretamente presentes no momento, como a lembrança passada, os estados afetivos são elementos da emoção, estando presentes nas experiências como o amor, o ódio ou a tristeza.

O método utilizado pelo estruturalismo é o da Introspecção, diferente da introspecção wunditiana que enfatizava o todo, Titchener enfatizava as partes – a introspecção é definida como um relato verbal baseado na vivencia.

Influenciado pela doutrina do mecanismo, seus sujeitos eram considerados instrumentos de registro que anotavam objetivamente as características do estimulo que observavam, ele acreditava que a observação tem que ser não só introspectiva como experimental. Para ele o método da observação em psicologia permitia atenção aos fenômenos e o seu registro numa experiência clara e vivida e um relato da experiência em palavras ou fórmulas.

Seus sujeitos observadores eram treinados para desempenhar o método introspectivo. Treino necessário para evitar que o sujeito cometa o erro de estimulo, confundir o processo mental com o estímulo ou com o objeto observado, quando se concentra no objeto-estímulo e não no processo consciente o observador não distingue o que sabe sobre o objeto de sua própria experiência imediata. A mente e a consciência eram conceitos úteis e o domínio adequado para o estudo psicológico.

O método introspectivo que já era conhecido antes da escola estruturalista surgir, continuou a receber criticas nessa escola, Kant salientava para que a tentativa da introspecção altera a experiência consciente que estivesse sendo estudada, Comte afirmava que a mente pode observar todos os fenômenos, exceto os seus próprios.

O estruturalismo trouxe importantes contribuições para a psicologia quanto ao seu objeto de estudo e método, mas morreu junto com seu fundador, talvez o fato de Titchener ser dono de uma personalidade dominadora proporcionou ao estruturalismo manter-se por tanto tempo.



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