BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Conceitos fundamentais da aprendizagem
(Enciclopédia de Educação; 2007)

Publicidade
 De acordo com Jerome Bruner, há seis conceitos fundamentais que, estando assegurados, permitem que uma aprendizagem seja eficaz e duradoura.
Estes conceiros são:

1 - Motivação - Este conceito estará assegurado na medida em que se criem experiências capazes de gerar nas crianças ou indivíduos aprendentes o aumento da predisposição para aprender;

2 - Estruturação dos Conhecimentos - Este conceito preconiza que os conteúdos a aprender devem ser organizados em função das capacidades do aprendente. Por outras palavras, qualquer matéria que se queira ensinar deve ser decomposta e simplificada, assumindo uma nova organização em função das capacidades das crianças ou aprendentes;

3 -  Optimização das Sequências de Apresentação - Este conceito diz respeito ás metodologias de ensino mas não só. Optimizar as sequências de apresentação da matéria a ensinar refere-se aos ritmos de ensino e às formas de o fazer. A forma como se ensina determinada matéria deverá corresponder aos estilos que melhor se ajustem aos indivíduos aprendentes ou crianças. Repare-se, por exemplo, que o ensino de um conteúdo pode ser realizado com base numa explicação teórica ou expositiva ou, no inverso, com base numa experimentação e interrogação para então voltar às bases teóricas dos conteúdos;

4 - Natureza e Ritmo das Recompensas e Punições - Este conceito diz respeito ao carácter autoregulador que o ensino deve assumir. É importante definir objectivos a atinjir, realizar avaliações periódicamente, recompensar os progressos e despistar os impasses; Em termos gerais, este conceito diz respeito à organização que deve acompanhar o acto de ensinar;

5 - Aprendizagem Espiral - Este conceito postula que qualquer conteúdo pode ser ensinado a alunos de qualquer idade. Por sua vez, os indivíduos ou crianças poderão aprofundar gradualmente as suas aprendizagens;

6 - Prontidão - Este conceito relaciona-se com a crença de Bruner em que os indivíduos encontram-se em condições de apreender um conteúdo sempre que os conceitos anteriores se combinem. Para este psicólogo, não há matéria que não possa ser ensinada e não há indivíduo que não possa aprender.



Resumos Relacionados


- Auto-conceito

- Os ConteÚdos De Aprendizagem: Instrumentos De ExplicitaÇÃo Das IntenÇÕes Educativas

- Aprender Matemática Online

- Principios Da Teoria De Ensino / Apredizagem (resumo)

- Aprendizagem Por Conceitos



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia