O Senhor das Moscas
(Sites Internet)
O senhor das moscas - teve duas adaptações para o cinema. A primeira é em preto-e-branco e foi lançada em 1963, considerada bastante fiel ao livro. A segunda versão, lançada em 1990, difere em partes do original.
Lord of the Flies (O Senhor das Moscas) é um livro de alegoria escrito por William Golding, vencedor do Prêmio Nobel em 1983. Foi publicado em 1954. Adaptado para o cinema em 1963 por Peter Brook, e de novo em 1990, passaram a ser exibidos em diversas instituições educacionais nos Estados Unidos. O título é uma referência a Belzebu ou Diabo. É geralmente lembrado como um clássico da literatura inglesa do pós-guerra, ao lado de A Revolução dos Bichos e O Apanhador no Campo de Centeio.
Retrata a regressão à selvageria de um grupo de crianças inglesas de um colégio interno, perdidos em uma ilha deserta, após a queda do avião que as transportava para longe da guerra. Sobrevivem apenas alguns meninos e o professor numa ilha deserta. O professor adoece e enlouquece, e os meninos tem de se virar. Aos poucos formam-se dois grandes grupos, um liderado por um menino mais civilzado, honesto e sensível e outro por um apaixonado e agressivo. O grupo bárbaro vai cada vez mais perdendo os costumes da civilzação com o passar dos meses, criando uma ditadura violenta na ilha, sobrando muito poucos no grupo do menino que era honesto e pacífico.
Há quem faça uma analogia igual á da terra, quando o ser humano afasta-se da Luz, da ética universal, vai se tornando selvagem cada vez mais afundando-se na brutalidade. “O Senhor das Moscas” contém inúmeros temas e simbolismos. Os personagens podem muito bem representar diferentes papéis na sociedade, cada um deles.
Outros interpretaram "O Senhor das Moscas " como um trabalho de filosofia moral. O cenário da ilha, um paraíso contendo toda a comida e a água necessários à sobrevivência, pode ser analisado como uma metáfora para o Jardim do Éden. Assim, a primeira aparição do “Bicho” seria o surgimento da serpente, como o apareimento do mal no livro de Gênesis. Representa o Mal escondido no coração das pessoas.
Ao final os garotos são resgatados por uma equipe de adultos que, nas cenas finais do filme chegam e vendo o quadro de horreres, indagam:
"Mas o que está acontecendo aqui?"
Pelo lado espiritual parece a própria voz da consciencia que pede contas às pessoas quando de seu desencarne após desvairarem-se pelos caminhos do erro e do crime.
Resumos Relacionados
- O Senhor Das Moscas
- O Deus Das Moscas
- O Senhor Das Moscas
- O Senhor Das Moscas
- O Senhor Das Moscas
|
|