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Resumo do paper cientifico: THE EFFECTIVENESS OF UNIVERSITY KNOWLEDGE
(Karl Wennberg; Johan Wiklund; Mike Wright)

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  O presente artigo, visa analisar dois mecanismos de transferência de tecnologia das universidades para iniciativas ligadas ao empreendedorismo.
Um mecanismo directo, relacionado com a criação de spin-offs oriundos directamente da universidade (USO – University spin-offs) e um outro relacionado com a criação de spin-offs, por parte de indivíduos com formação académica, mas que enveredaram inicialmente por uma carreira no sector privado (CSO – Corporate spin-offs).
 
Apesar de este assunto ser relativamente pouco estudado, existe a crença de que a experiência adquirida no sector empresarial privado, constitui um activo mais valioso para o sucesso numa iniciativa empreendedora, do que apenas a experiência universitária.
Os autores referem que a experiência de mercado confere uma maior assertividade na identificação de oportunidades, bem como na correcta exploração das mesmas.
Referem que o chamado conhecimento de mercado, é um conhecimento de natureza tácita. Logo, a sua formalização é algo de difícil realização, pelo que a sua transmissão não é possível com níveis de eficácia aceitáveis.
 
Desta feita, é avançada a hipótese que as CSO’s têm uma performance melhor do que as USO’s, no que diz respeito a três parâmetros: Crescimento em vendas, Crescimento em dimensão (nº de postos de trabalho), e sobrevivência.
É avançada também a hipótese de que os anos de educação, de experiência industrial e de experiência empresarial, poderão beneficiar em maior medida as iniciativas de carácter universitário (USO), do que as de carácter comercial (CSO).
Por último, é avançada a hipótese de que a dimensão, a variedade de tecnologias disponíveis e o nível de especialização técnica dos recursos humanos das organizações “Mãe”, beneficiarão em maior medida as CSO’s do que as USO’s.
 
No que diz respeito aos resultados e antes da discussão dos testes de hipóteses, os autores referenciaram o facto de que foram observadas todas as spin-off’s com as características pré seleccionadas, que foram criadas entre 1990 e 2002. No processo, identificaram 8663 CSO’s e 528 USO’s.
Os autores, acreditam que este dado é indicador de que a via indirecta de transmissão de tecnologia proporcionada pelas CSO’s, é mais eficaz.
 
No que diz respeito à aferição dos resultados dos testes às referidas hipóteses, os autores observaram que existe uma melhor performance no que diz respeito ao crescimento e à sobrevida das spin-off’s CSO’s, do que nas USO’s.
É evidenciado também pelos resultados, o facto de que as CSO’s beneficiam mais da experiência empresarial dos seus fundadores, ao passo que as USO’s beneficiam mais da experiência na Indústria dos seus fundadores.
É também revelado pelos resultados que o tamanho da “parent organization”, aumenta de uma forma mais significativa a performance das CSO’s do que nas USO’s.
 
Em conclusão, confirma-se assim a crença inicial dos investigadores, de que a experiência empresarial, comercial e de mercado, adquirida por empreendedores com currículo académico, contribuem de uma forma mais eficaz para o sucesso de uma iniciativa empreendedora, do que apenas o conhecimento oriundo da investigação cientifica.
 
Desta feita, o mecanismo de difusão indirecta de tecnologia, proporcionado pelas CSO’s, revela-se mais eficaz do que o mecanismo de difusão directa proporcionado pelas USO’S.



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