Crianças sobredotadas
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Segundo a APCS[1], uma criança sobredotada é uma criança que reúne capacidades significativamente acima da média, em alguns domínios. Isto remete para outro conceito que é o da inteligência e que tem sofrido uma evolução ao longo do tempo. Uma das interpretações válidas é a de Gardner que refere as inteligências múltiplas
[1] Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas
Para avaliar a sobredotação normalmente utilizam-se os testes de QI mas estes testes tornaram-se pouco fiáveis. A partir da década de 60, há uma nova viragem marcada por uma ampliação do conceito de sobredotação. Perante esta “falha” dos testes de QI, procedeu-se a novas reconceptualizações da inteligência e a novas metodologias. Sendo assim, a inteligência passa a ser vista como uma perspectiva multidimensional na qual são incorporadas a criatividade e diversos componentes não intelectuais, de ordem motivacional e personalística, tais como a persistência, a autoconfiança e a coragem de correr riscos. No modelo de Guilford a criatividade assume-se como uma variável importante a ter em conta, e Gardner deixa de falar em inteligência para começar a referir-se a inteligências: lógico-matemática, linguística, espacial, musical, cineástica, interpessoal e intrapessoal. Neste sentido a investigação deste tema passa a dar maior importância à prática educativa.
Tentando definir o que é um sobredotado, um behaviorista diria que é um indivíduo cujo QI é superior a 130, o que seria extremamente prático. A tentação de manter quantificações ainda se mantém, embora de forma mais razoável. Neste sentido, numa escala de 1 a 6, temos as pessoas de inteligência considerada média no nível 3. No nível 4 encontramos os “muito inteligentes”, sendo este termo referido às pessoas que num teste de QI obtêm um resultado superior a 95%, no nível 5 situamos os sobredotados e no nível 6 temos pessoas profundamente sobredotadas ou génios. Este nível é controverso pois a genealidade de uma pessoa é dificilmente avaliada através de um teste, mas sim por provas dadas. Como Immanuel Kant afirma: “esse nome (...) não se dá àquele que conhece e sabe muito; e não se dá ao artista que imita apenas, mas àquele que é capaz de produzir a sua obra com originalidade”. Deste modo, a memória tem um papel secundário na questão das aptidões intelectuais. Facilmente a sobredotação pode tornar-se um fardo e, deste modo, o indivíduo sobredotado precisa de apoio. Neste sentido, criaram-se instituições como o Instituto da Inteligência, no Porto, a APCS, Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas, também situada no Porto, que tem como objectivo assumir a defesa dos direitos e necessidades das crianças sobredotadas e das suas famílias.
Segundo Tuttle e Becker, o sobredotado é curioso, persistente no empenho de satisfazer os seus interesses e questões, é crítico de si mesmo e dos outros, tem sentido de humor altamente desenvolvido, não aceita facilmente afirmações ou respostas superficiais, entendendo com facilidade princípios gerais, é capaz de propor muitas ideias para um estímulo específico, é sensível a injustiças tanto no nível pessoal como no social e consegue ver relações entre ideias aparentemente diversas.
O sobredotado pode ter qualquer perfil, do mais desordeiro ao braço direito da professora, passando pelo tímido. O que o torna diferente é a habilidade acima da média numa área específica do conhecimento. Isto pode ter razões genéticas ou ter sido moldado pelo ambiente que rodeia a criança.
Segundo o Centro Nacional de Educação Especial do Brasil e também segundo outros especialistas do mundo, são consideradas sobredotadas as crianças que apresentem um desempenho notável e/ou uma elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados:
- capacidade intelectual geral
- aptidão académica específica
- pensamento criativo ou produtivo
- capacidade de liderança
- talento especial para as artes visuais, dramáticas e/ou música
- capacidade psicomotora
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