Características da Criança Sobredotada
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Segundo Tuttle e Becker, o sobredotado é curioso, persistente no empenho de satisfazer os seus interesses e questões, é crítico de si mesmo e dos outros, tem sentido de humor altamente desenvolvido, não aceita facilmente afirmações ou respostas superficiais, entendendo com facilidade princípios gerais, é capaz de propor muitas ideias para um estímulo específico, é sensível a injustiças tanto no nível pessoal como no social e consegue ver relações entre ideias aparentemente diversas.
De seguida são apresentadas por tópicos as características destas crianças sobredotadas.
Relativamente à (ao):
- Atenção e memória de reconhecimento
Estas crianças revelam sinais vivacidade e longos períodos de atenção desde muito cedo.
- Preferência por novidades
As crianças pequenas aborrecem-se com um conjunto visual repetitivo e querem sempre algo novo.
- Desenvolvimento físico precoce
Crianças que revelam sobredotação, são normamente precoces em relação ao desenvolvimento físico na primeira infância: sentam-se, gatinham e andam vários meses antes do que é normal.
- Linguagem oral
Os sobredotados começam a falar cedo, muitas vezes directamente de uma palavra isolada para frases complexas, possuindo um vocabulário extenso e um grande conhecimento verbal.
- Reacções exageradas
De acordo com vários testemunhos, estas crianças reagem de forma intensa e anormal ao barulho, à dor e à frustação.
- Curiosidade
As crianças com QI elevado, são intelectualmente curiosas e fazem perguntas complexas. Quando se deparam com um problema, querem investigá-lo e persistem até estarem satisfeitas com a informação disponível.
- Persistência e concentração
Revelam grande persistência e concentração quando estão interessadas em alguma coisa.
- Energia
Tem grandes níveis de energia, atingindo deste modo elevada concentração quando são desafiadas. Quando não são suficientemente estimuladas, estas crianças podem ficar hiperactivas.
- Consciência metacognitiva
São extraordinariamente conscientes das suas estratégicas de resolução dos problemas e sabem como usá-las para os resolver.
- Leitura
Começam a ler muito cedo, por volta dos 4 anos, alguns até antes e aprendem a ler com o mínimo de instruções, lendo de uma forma voraz.
- Números
Sentem-se fascinadas pelos números e pelas relações numéricas.
- Memória
Possuem memórias prodigiosas para conhecimentos verbais e matemáticos.
- Raciocínio lógico e abstracto
São exepcionais neste raciocínio.
- Aspectos sociais:
- Brincadeira solitária
Brincam muitas vezes sozinhas e gostam da solidão, porque têm poucas pessoas com quem brincar ou que partilhem dos mesmos interesses. Estas crianças têm consciência de que são diferentes e que as outras crianças têm brincadeiras que eles consideram que são pouco criativas e de “crianças”.
- Preferência pela companhia de crianças mais velhas
Preferem crianças mais velhas pois estas estão mais próximas do nível da sua idade mental.
- Aspectos afectivos:
- Preocupaçoes filosóficas e morais
Interessam-se por questões filosóficas e preocupam-se com problemas morais e políticos, tal como a existência do mal no mundo, entre outros problemas relacionados com o mundo.
- Sentido de humorNormalmente são crianças com um bom sentido de humor, talvez como resultado das suas aptidões verbais.
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