Java - linguagem de programação 13
()
Comandos de Entrada
Para que o usuário possa entrar com dados num programa Java, utilizaremos o método
JOptionPane.showInputDialog definido dentro do pacote javax.swing. Para isso, o programa
deve fazer o import dessa biblioteca no início do programa da seguinte forma:
import javax.swing.*;
Utilizaremos a seguinte regra sintática para o comando de entrada:
<nome da variável> = <conversão tipos> (JOptionPane.showInputDialog("<msg>"));
Por exemplo, vamos considerar que uma variável num foi declarada como do tipo double:
num = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digite um
número"));
Quando esse comando for executado, o programa espera que o usuário digite algum valor que é
recebido pelo método como do tipo String. Esse valor é convertido para o tipo double e atribuído
à variável num. Por exemplo, se o usuário digitar 5, então o método recebe a String “5", converte
para o double 5.0 e a variável num passará a ter o valor 5.0.
Observação: note que a conversão de tipos só é necessária se a variável que receber o retorno
do método showInputDialog não for do tipo String.
Os métodos acima explicados utilizam janelas para a comunicação com o usuário, ou seja, as
mensagens de coleta de dados são feitas com o uso de janelas com uma interface gráfica mais
amigável.
Outra forma utilizada para receber dados do usuário é usando o vetor2 de argumentos. Essa
forma não possui uma interface gráfica e a coleta de dados é feita pela tela do MS-DOS. Quando
executamos um determinado arquivo, por exemplo, arquivo.class, usamos o seguinte comando
no prompt do DOS:
c:\ java arquivo
Resumos Relacionados
- Java - Linguagem De Programação
- Java – Linguagem De Programação 7
- Conversão De Variável Integer Ou Float Para String
- Tipo De Dados: Numérico, Textual Ou Booleano.
- Fusão Ou Malabarismo (conversão) De Tipos De Dados
|
|