Java - linguagem de programação 15 
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Comandos de Saída
  Para que o usuário possa ver o resultado do processamento dos dados ou alguma mensagem
  enviada pelo programa Java, utilizaremos o método JOptionPane.showMessageDialog definido
  dentro do pacote javax.swing. Para isso, o programa deve fazer o import dessa biblioteca no
  início do programa da seguinte forma:
  import javax.swing.*;
  
 Utilizaremos a seguinte regra sintática para o comando de saída:
  JOptionPane.showMessageDialog(null , "<mensagem>");
  Por exemplo, vamos considerar que uma variável num foi declarada como do tipo
  numérico_inteiro e o valor 5 lhe foi atribuído:
  num = 5;
  JOptionPane.showMessageDialog(null, num);
  Quando o comando JOptionPane.showMessageDialog for executado, o programa mostra na
  tela do usuário o conteúdo da variável num, nesse caso, o valor 5, já convertido para o tipo
  String.
  Ao invés de mostrar para o usuário o conteúdo de uma variável, podemos mostrar um dado
  alfanumérico, conforme a seguinte regra sintática abaixo:
  JOptionPane.showMessageDialog(null, "<mensagem>");
  Por exemplo:
  JOptionPane.showMessageDialog(null, "Disciplina de Lógica de
  Programação");
  Quando o comando JOptionPane.showMessageDialog for executado, o programa mostra na
  tela do usuário a seguinte mensagem: Disciplina de Lógica de Programação.
  Com o mesmo comando de saída, podemos enviar uma mensagem cujo conteúdo seja a
  concatenação de vários dados do tipo String, sejam eles do tipo String ou da conversão de
  outros tipos de dados para o tipo String, seguindo a seguinte regra sintática:
  JOptionPane.showMessageDialog(null, "<msg>"+ <nome var> + ... + "<msg>" +
  <nome var> + ... + "<msg>");
  Por exemplo, vamos considerar que as variáveis num1 e num2 foram declaradas como do tipo
  int e os valores 10 e 5 lhes foram, respectivamente, atribuídos:
  num1 = 10;
  num2 = 5;
  JOptionPane.showMessageDialog(null, "Maria tem" + num1 + "anos e  
  João tem" + num2 + "anos");
  Quando o comando JOptionPane.showMessageDialog for executado, o programa mostra na
  tela do usuário a seguinte mensagem: Maria tem 10 anos e João tem 5 anos. Perceba que os
  conteúdos que estão entre aspas duplas são dados do tipo String e sua impressão na tela não se
  altera, enquanto que num1 e num2 são dados do tipo int e o que é mostrado na tela não são os
  nomes das variáveis mas sim os seus conteúdos já convertidos para o tipo String. Note ainda que
  o sinal de mais (+) dentro do comando JOptionPane.showMessageDialog tem a função de
  concatenar as informações, mostrando ao final uma única mensagem.
  Os métodos acima explicados utilizam janelas para a comunicação com o usuário, ou seja, as
  mensagens de aviso são feitas com o uso de janelas com uma interface gráfica mais amigável.
  Outro método utilizado para mostrar o resultado de um processamento de dados ou alguma
  mensagem para o usuário é o método System.out.print ou System.out.println. A única
  diferença entre esses dois métodos é que o primeiro somente mostra a mensagem passada como
  parâmetro e o segundo, além de mostrar a mensagem, pula o cursor para a linha de baixo. Esses
  métodos não possuem uma interface gráfica e a mensagem é mostrada na tela do MS-DOS.
  Utilizaremos as seguintes regras sintáticas para este comando de saída:
  System.out.print ("<mensagem>");
  System.out.println ("<mensagem>");
  Todas as propriedades de quantidade de parâmetros e concatenação de Strings vistos para o
  método JOptionPane.showMessageDialog também valem para os métodos System.out.println
  e System.out.print. 
 
  
 
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