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Podemos ter energia infinita?
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Matthew Boulton: Empresário que pertencia à Sociedade Lunar (industriais, pesquisadores e filósofos naturais, todo tinham em comum o apreço por conhecimento prático). Junto com Josiah Wedgwood, Joseph Priestley e James Watt.

Motor a vapor foi de Boulton e Watt (Boulton participou com capital e Watt com a ideia), mas não havia nenhum conhecimento aplicado sobre como ele funcionava, uma máquina ocupava o predio inteiro.
Motores como esse eram usados a decadas, a única diferente da de Watt era uma mudança na base do motor, chamado de condesador separado, onde o vapor era resfriado para criar o importante vácuo que move os pistões, ficava bem longe dos cilindros quentes. Essa pequena mudança aumentava a produtividade em 25%.


British Waterways. Operador de máquina = Driver.

Trevithick junto a outros empresários passaram a se recursar a pagar pela autoria do motor Boulton-Watt. Então ele desenvolveu o Sopro do Diabo (Puffing Devil), um carro/motor com 8 cavalos de força, nele o proprio vapor movia o pistão, não era mais necessário vácuo ou condensores, ao contrário do tamanho de casas esse motores eram pequenos, móveis e poderosos.
Mesmo assim Trevithick não é o pai da ferrovia moderna, o motor dele pesava cerca de 5 toneladas os trilhos quebravam com o peso, além disso não havia pessoas com capital para divulgar essa ideia e o costume era de se transporta a cavalo.

Livro de Administração Doméstica da Sra. Beeton - Clássico vitoriano para administrar uma casa bem, na visão da epoca eficiência era extremamente importante, desperdicio não só era antieconomico, mas anticristão. Essa obscessão por eficiência levou a corrida por motores mais produtivos e lucrativos.

Não existe uma definição precisa para energia, alguns descrevem como um fluido. Uma coisa é certa: Ela pode ser transmitida. 1ª lei da termodinâmica conhecida como conservação da energia, energia não pode ser criada ou destruida.

dE = T dS - pdV -> fórmula em inglês

Walsh : Partiu a procura do peixe torpedo, que usa choque eletrico para paralisar sua presa. John Hunter,
dissecou o peixe torpedo trazido por Walsh, para descobrir o porque da produção de choques elétricos. Foi descoberto um orgão elétrico com células chamadas eletrócitos. Walsh procura então reproduzir o choque elétrico em uma máquina, ideia muito controversa para a época, como uma máquina feita pelo homem poderia ser igual ao choque de animal feito por Deus.


Alessandro Volta: Mesmo sem poder medir a carga elétrica, Volta provou que produzia choque em um chamado orgão elétrico artificial.

Hans Christian Oersted: Corrente elétrica pode funcionar como um imã.
Michael Faraday foi o primeiro a demonstrar o oposto: o movimento de um imã podia produzir uma corrente elétrica, chamado de indução eletromagnética.
Telegráfo elétrico junto ao motor a vapor ajudaram a erguer os impérios europeus do século XIX, encurtando as distâncias para o transporte de produtos industriais e informação.
Como a energia produzida a quilometros de distância abastacia as cidades? A solução apareceu em Niáguara, com o desenvolvimento da corrente elétrica alternada que transporta correntes de alta voltagem com baixa perda de energia. 1896 foi ligada pela primeira vez, em um segundo a cidade de Bufálo, à 36 km foi abastecida; era o ínicio da era elétrica.


Eletromagnetismo não só explica a relação entre eletricidade e magnetismo, mas também conceitos como luz e as ondas de radio até o raio-x. Tudo parecia claro até a descoberta do rádio, que tem propriedades singulares como brilhar no escuro e (aparentemente) criar energia apartir do nada.

Perceberam então que o rádio conforme soltava energia diminuia a sua massa, até que finalmente virava chumbo. Einstein criou uma equação em que essa energia era relacionada a massa. E = m c², logo a massa não seria mais do que energia condensada.

Voltando ao século XIX, os avanços na termodinâmica e no eletromagnetismo não resultaram em melhorias significativas na vida doméstica. Do lado de fora haviam trens e telégrafos, mas, em casa, lâmpadas a gás, velas e lareiras.



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