BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Como fazer resumos
(Chicovsky)

Publicidade
  TÉCNICA DE RESUMO
 
Tenho notado nos alunos de forma geral, uma dificuldade incrível em sintetizar idéias, isto é, em fazer resumos. O fato é que esse tipo de atividade raramente é explicada na escola, quando muito solicitada na análise e interpretação de textos. Quando é solicitado, eles não têm a menor noção sobre como extrair as idéias principais de um texto. Daí, a importância do ensino das técnicas de resumo.
Antes de qualquer coisa, vale dizer que um resumo nada mais é do que um texto reduzido a seus tópicos principais, sem a presença de comentários ou julgamentos. O objetivo do resumo é somente informar sobre o que é mais importante em determinado texto através de suas idéias.
Ao elaborar um resumo, podemos nos valer de quatro tipos de técnicas que são: a construção, o sublinhado, o apagamento e o questionamento com perguntas e respostas.
 
I-                   CONSTRUÇÃO:
A técnica da construção consiste em substituir um sequência de fatos ou proposições por uma única, que possa ser presumida a partir delas, se baseando em uma dedução.
 
Exemplo: Maria comprou farinha, ovos, leite. Foi para casa, ligou a batedeira, misturou os ingredientes e colocou-os no forno.
 
Todas essas ações praticadas por Maria nos remetem a uma idéia: Maria fez um bolo.
 
II-                SUBLINHAR (RISCAR):
Enquanto você estiver lendo o texto, sublinhe as palavras ou frases que fazem mais sentido, que expressam idéias que tenham maior importância. Depois, junte seus sublinhados, formando um texto a partir deles.
 
III-             APAGAMENTO:
Como o próprio nome diz, o apagamento consiste em apagar, em cortar as partes que são desnecessárias. Geralmente essas partes são os adjetivos e os advérbios, ou frases equivalentes a eles.
 
Exemplo: O velho jardineiro trabalhava muito bem. Ele arrumava lindos jardins diariamente.
 
O resumo através do apagamento ficaria assim:
 
O jardineiro trabalhava bem.
 
IV-             QUESTIONAMENTOS OU PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Para cada parágrafo do texto leia-o com atenção e pergunte mentalmente aos parágrafos:
 
a)      O que falou?           b) Do que falou?            c)O que aconteceu?
 
Anotar o que entendeu com suas palavras no máximo de duas (2) linhas ou uma frase com sentido.
 
Exemplo: A partir do século XI, grandes transformações abalaram a Europa Ocidental e provocaram alterações na visão de mundo, na economia e na organização social existentes. A população havia diminuído com as guerras, a fome e as pestes. Por essa época, uma relativa estabilidade foi restaurada e o número de habitantes voltou a crescer.
 PERGUNTA: Do que o texto falou? RESPOSTA: Das transformações na Europa no século XI.
 
Resumo: A Europa sofreu transformações profundas no século XI a população diminuiu e depois cresceu.
 
CUIDADO: Resumir não é fazer cópia simples é dialogar com o parágrafo.
 
Elaboração: Chicovsky



Resumos Relacionados


- Como Fazer Um Resumo!

- Dicas Para Escrever Um Bom Resumo

- Resumo

- Como Desenvolver O Hábito De Estudo Nos Seus Alunos?

- Para Entender O Texto: Leitura E RedaÇÃo. CapÍtulo I Ao V



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia