O MULO
(Darcy Ribeiro)
Darcy Ribeiro um dos maiores intelectuais que o Brasil já teve. Ao escrever este livro estava muito inspirado.É um livro que prende sua atenção do princípio ao fim, um livro com mais de 500 páginas. É a história de um homem que se sente no final de sua vida de pecados.São muitos pecados de toda a natureza, assassinatos com as próprias mãos são vários além daqueles que ele mandou seus negros executar.Como se vê no final da vida por estar doente com asma, tossindo muito e sentindo muita fala de ar, resolve escrever uma confissão relatando toda a sua vida detalhadamente, para posterior à sua morte o seu fiel empregado, o Militão procure um padre, que para perdoá-lo e rezar missas continuamente em favor de sua alma, irá se tornar seu herdeiro,porque ele não possui herdeiros legítimos
Este homem apelidado de o Mulo é realmente um homem que passou a vida trabalhando muito e acumulou muita riqueza é um homem sem sentimentos.
O relato de sua vida tem uma riqueza de detalhes, que deixa o leitor muito assustado por imaginar tantas mortes cometidas por aquele personagem. Além daqueles que foram mortos a seu mando.
Doente ele passa o tempo escrevendo sua vida pecaminosa, mas não sente nenhum remorso, acha que tudo que fez foi permitido por Deus.
O personagem inicia seu relato, contando tudo que se passou em sua vida desde a infância menino órfão abandonado e agregado na fazenda de um rico proprietário que o castigava por qualquer motivo, dormia junto aos animais, sabia cuidar das bicheiras dos burros, mulas ,cavalos do patrão. Um dia aproveitando que ele estava prostrado na rede bateu um prego em sua cabeça, matando-o. não deixou vestígios e fugiu, passou na casa do vizinho que era a única pessoa a lhe dar assunto disse que ia embora, ganhou uns trocados e com seu burro ganhou o mundo, passando por Grão Mogol onde foi preso e roubado, virou piolho de cadeia, ajudado por um sargento que se afeiçoou por ele e o encaminhou para o exército em S. João del Rei, se livrou da guerra, devido a uma doença venérea,foi cabo,e abusado pelo capitão, para não matá-lo,fugiu após matar um baiano dono de uma venda,levando seu dinheiro,voltou para o sertão de Goiás, comprou um lote de burros, virou viajante vendedor de ferramentas,remédios e tudo o que o freguês quisece comprar. Ganhou dinheiro tomou posse de umas terras, com muitos negros quase um quilombo. Por esta ocasião já tinha matado outros e ganhou fama de rico e sanguinário, sem lei.Casou-se com uma rica herdeira de uma bela propriedade tradicional. Ficou viuvo em pouco tempo. O mulo não podia ter filho devido a uma doença venérea.
Detalhadamente vai contando as histórias de muitas mulheres que passam pela sua vida, com muito erotismo,conta das morte,com detalhes, suplica ao padre que leia tudo para ele ser perdoado e ir para a eternidade. Mas não se arrepende fez o que fez porque era necessário.Quando velho se viu no espelho e constatou ser filho daquele patrão que o criou e foi morto por ele com um prego na cabeça.
Mandou comprar o melhor caixão para ser enterrado na capela de sua belíssima propriedade, contando com seu compadre militão para realizar os últimos desejos, mas inesperadamente, militão é assassinado, se desespera, quem vai procurar o padre e entregar a confissão e o testamento?
A história termina com mulo sonhando criar mulos junto com seu compadre, Militão na eternidade.
Resumos Relacionados
- Dom Casmurro
- As Aventuras De Ripió Lacraia
- As Aventuras De Ripió Lacraia
- Olhai Os Lírios Do Campo
- Memórias De Um Sargento De Milícias - Parte 8
|
|