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A importância do uso do texto como fonte de leitura e informação
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1.INTRODUÇÃO

Este projeto tratou da importância do aproveitamento do elemento texto como fonte de leitura e meio de viabilização da formação da criticidade social do aluno no ensino médio. Pretendeu-se, a partir desse contexto, e das observações de situações vivenciadas em sala de aula na experiência durante o estágio, investigar de que maneira o uso do texto nessas duas possibilidades de aplicação, implicaria no desenvolvimento da atitude leitora e aptidão crítica da realidade social deste público que se encaminha à um curso superior. Foram apresentadas fundamentações teóricas competentes e pertinentes no sentido de legitimar as possibilidades do uso do texto abordadas. Na justificativa, levou-se em consideração as dificuldades manifestadas pelos alunos em decorrência da falta de interpretação na leitura de textos propostos em sala, assim como, a ineficiente habilidade na devida decifração e análise crítica destes. Com base nos objetivos gerais e específicos, procurou-se identificar, compreender e avaliar as informações necessárias à pesquisa. Na problemática demonstrada, são evidenciadas as dificuldades encontradas pelos alunos e expostas as possíveis causas dessas dificuldades.

2.JUSTIFICATIVA

A motivação em tratar sobre a importância da utilização do texto como fonte de leitura e meio de informação para uma criticidade social do aluno, se deu em função da experiência vivenciada durante o estágio supervisionado, quando foi possível observar a dificuldade da comunicação entre professor e alunos durante as aulas, dificuldade essa manifestada pela falta de interpretação quando da leitura de qualquer texto proposto aos mesmos.
A relação que se observou entre os discentes referente à utilização de textos para a realização de leituras se mostrou ineficiente, sem resultados positivos quanto ao esforço do professor de tentar alcançar seus alunos. Não é possivel determinar, numa primeira observação, as causas da incapacidade desse alunos, porém, o que indiscutivelmente se pôde constatar, foi que os discentes não se mostravam capazes de decifrar o que liam nos livros, textos e qualquer outra produção escrita proposta pelo professor de sala.
A partir dessa observação, entende-se como fundamental a utilização constante e permanente de textos diversos como fonte de leitura, assim como o devido uso desses mesmos textos no intuito de formação de competência leitora e capacidade de análise crítica da realidade social por parte dos educandos.

3.SITUAÇÃO PROBLEMA

De acordo com o exposto acima, ficam evidentes as dificuldades futuras encontradas por aqueles alunos que não conseguem identificar os elementos textuais necessários à sua perfeita compreensão e interpretação. Dessa maneira, nota-se a interferência que há nas deficientes interpretações de textos realizados pelos alunos, ocasionadas pela ausência do hábito de atividades de leitura, com o uso de textos eficazes e contextualizados com a realidade dos discentes.
Qual a importância da utilização de textos como fonte de leitura e meio de informação para a formação da capacidade crítica social do aluno do ensino médio?

4.OBJETIVOS

4.1 Objetivo geral

- Identificar a importância da utilização do texto como fonte de leitura e informação da criticidade social do aluno do ensino médio.

4.2 Objetivos específicos

- Compreender de que maneira o uso dos textos como fonte de leitura influenciam na capacidade de criticidade dos alunos do ensino médio.
- Verificar a interferência da insuficiência leitora do aluno de ensino médio na sua percepção crítica social.

5.QUESTÕES NORTEADORAS

- Os discentes do ensino médio apresentam dificuldades no momento de interpretar os textos propostos pelos professores?
De que maneira a ineficiente interpretação e a falta de habilidade na decifração e análise crítica dos textos, influenciam na vida dos educandos do ensino médio como estudantes?
- Como o devido aproveitamento do elemento texto na realização de leituras e formação da criticidade social do aluno no ensino médio, poderá contribuir para as condições mínimas de convívio social desses alunos fora da escola?


6.METODOLOGIA

Na elaboração deste projeto, foram utilizados como métodos de investigação, tanto pesquisas bibliográficas como as efetuadas em campo. A pesquisa bibliográfica serviu-se de conteúdos oriundos de livros, artigos e matérias de jornal. A pesquisa de campo, realizou-se em sala de aula com alunos do primeiro ano do ensino médio, nas observações de estágio supervisionado. Foram utilizadas abordagens qualitativas, assim como, recursos de papel, prancheta, caneta entre outros.

7.REFERENCIAL TEÓRICO

O texto considerado como uma unidade básica na transmissão de idéias, conceitos e informações, permite aos seus usuários uma vasta possibilidade de uso e aplicações, assim como, a apropriação do saber e, consequentemente, a construção de um conhecimento que por uma perspectiva crítica, possibilite a transformação.
Com isso, entende-se que para a devida compreensão e interpretação de um determinado texto, é necessária a existência de uma prática de leitura que permita ao aluno, de modo geral, a formação de atitudes, procedimentos e hábitos favoráveis à essa leitura.
Um professor que tome a prática de leitura não apenas como um dever, mas também como um prazer, irá transmitir aos seus alunos uma concepção de leitura capaz de extrapolar os limites da sala de aula.
Será este prazer pela leitura, que o motivará a c onstruír em seus alunos o hábito de ver a leitura não apenas como uma atividade escolar com vistas a uma “recompensa”, mas como uma prática transformadora da realidade. Afinal, como bem nos lembra Bamberger (1995) “ (...) Só se atinge o objetivo do ensino da leitura e da capacidade crítica, quando se começa com os interesses existentes, tentando constantemente expandir-lhes os horizontes.” (p.58)

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